Pesca com jigs. Necessidade e consequência

A pesca com jigs de peso elevado é uma necessidade e uma consequência. Necessidade porque é preciso ir muito fundo procurar peixe, e para isso não é possível utilizar equipamentos ligeiros, os quais não descem à velocidade necessária.

Para pescar a 300/ 400 metros, com alguma corrente, podemos necessitar de jigs de 500 gramas, ou mais.

Consequência, porque cada vez é necessário ir mais longe, mais fundo, para conseguir chegar a zonas que efectivamente continuem a ter peixe em número e qualidade suficiente para justificar uma saída de pesca.

Os barcos profissionais estão hoje equipados de meios e instrumentos que lhes permitem retirar de uma só vez aquilo que os pescadores de linha levam meses ou anos a pescar.

A pesca com jigs vem assim dar resposta às dificuldades que se sentem cada vez mais a pescar nas pedras de sempre, acessíveis, e por isso desertas. A palavra de ordem é: ir mais fundo.

Existem canas especificas para o efeito. Apenas as boas marcas as produzem, e são normal e naturalmente caras. Mas são eficazes.

Em Portugal existe uma organização, o Jigging Clube de Portugal, que promove regularmente acções de formação especificas para esta técnica.

O ano passado foi levada a efeito uma outra, com organização da GO Fishing Portugal, em que foi interveniente o formador Shintaroh Tsutsumi, em representação da fábrica Deep Liner, que veio do Japão para o efeito.

Para além da acção teórica, a qual decorreu nas instalações GO Fishing em Almada, foram efectuadas duas saídas de mar, em que foram explicados detalhes técnicos. 






Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال