TEXTOS DE PESCA - Pargos adultos


Nunca será de mais insistir na necessidade que temos de procurar pescar peixe que já reproduziu. Focar a pesca sobre exemplares adultos é ficar resguardado de problemas com a lei, porque os tamanhos mínimos existem, e sobretudo ficar de bem connosco próprios. 
Quando se pesca à linha, pode acontecer que numa ou noutra circunstância um pequeno peixe seja capturado. Nestes casos, a devolução ao mar nas condições possíveis é um imperativo de consciência. 

Os pargos lucianos podem crescer até aos 80 kgs com alguma facilidade. Desde que não encontrem pessoas como este incrível atleta.


Há quem tenha a possibilidade de escolher, nomeadamente as pessoas que pescam a fazer mergulho. 
Essas, podem ver o peixe que estão a querer caçar, e isso é uma vantagem tremenda. Vejam um bom pargo de quarenta quilos de peso a chegar à superfície: 



Um exemplar destes vale todo o esforço, e muito provavelmente o meu amigo Mohamed terá abdicado de muitos outros peixes pequenos para poder chegar a ele. 
Conheço a zona e conheço o buraco de onde ele saiu. Trata-se de uma gruta muito procurada pelos pargos durante o dia, para se abrigarem, e da qual saem à noite para caçar. 
Curiosamente, fica a poucos minutos de sua casa, o que quer dizer que arranjar peixe para fazer em casa e oferecer aos vizinhos pode ser questão de minutos. 
A gruta de que vos falo não está a mais de doze metros da superfície, um achado. 

Neste caso, falar de tamanho mínimo é um absurdo... Pargo Luciano adulto, sem dúvida.


Podem ver a cabeça de um destes peixes no balcão da GO Fishing Portugal, em Almada. Os dentes são muito parecidos aos de um pastor alemão, e é com eles que prendem as suas presas, normalmente peixes acima dos 5 kgs de peso, não sendo raro abocarem peixes de 15 kgs….



Vítor Ganchinho




2 Comentários

  1. A minha dificuldade está logo em conseguir o isco para o tamanho desses bichos. Só mesmo umas amostras que já vi na Go Fishing. Onde é que eles andam? Vou-me a eles e fico todo partido.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Pedro


      Estes bichinhos comem coisas que já seriam "o peixe da minha vida" de muita gente....
      Há muitas pessoas em Portugal que nunca pescaram um peixe de 15 kgs, ....e eles comem isso. Comem sobretudo atuns, mas também atacam cardumes de sardinhas quando estão em bola.
      Na verdade, aos peixes de 15 kgs, ....engolem-nos. Eu estive a cerca de 4 metros de um destes pargos na Ilha do Príncipe, numa zona chamada " Boné do Jockey" pela forma da rocha, e passou-me um à minha frente, muito calmo, mas também muito seguro de si, e que teria mais de 1,60 mts, ....é impressionante. Têm mais de 1 metro de diâmetro na zona da barriga. Eu estava a caçar garoupinhas azuis de 1 kg, para o jantar de 8 pessoas, com uma arma muito fraquinha, com elásticos de "cueca" e nem atirei porque as possibilidades de êxito eram nulas e não se pode cometer o crime de ferir um peixe destes...só para tentar.

      Eliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال