Sim, aparentemente é apenas uma tesoura...
Ele é um excesso de fio que desfigura uma baixada, ou que sobra de uma nova ligação a uma amostra, um jig, o que seja.
Mais tarde ou mais cedo todos precisamos de cortar uma linha incómoda e por isso não há modalidade de pesca que possa prescindir de uma tesoura.
Quantas vezes reparamos que os dentes de um peixe grande que engoliu a amostra deixaram na linha uma zona meio raspada, coçada, a necessitar de ...”conserto”?
Podemos ser malandros o suficiente para não o fazer, encolhemos os ombros, mas sabemos bem que o próximo peixe irá rebentar-nos a linha.
E aí, para além da perda da nossa amostra milagrosa, a tal, também vamos perder o peixe. Não vale a pena sofrer tanto; mais vale sim...prevenir.
A verdade é que ter uma tesoura à mão é algo que não podemos dispensar. Mas... serve uma qualquer?
![]() |
| À venda na GO Fishing Almada por 9.40€. |
Os japoneses levam muito a sério estas coisas de executar tarefas com as peças correctas. De resto, atribuem-lhes créditos que são mais que merecidos.
Cuidam muito de garantir o máximo de qualidade possível porque sabem a importância de ter à mão o acessório certo no momento certo.
Dividem estas ferramentas em dois grandes grupos, o das tesouras para limpeza de peixe (eles são mestres em fazê-lo com uma notável perícia pois comem o peixe em cru), e as tesouras de corte.
Sobre estas, posso dizer-vos que não raras vezes dei por mim a “matraquear” o fio trançado, vezes e vezes sem conta, para o conseguir cortar.
O polietileno (PE) de que as linhas multifilamento são feitas cega muito rapidamente o gume das tesouras. Ao fim de umas dezenas de cortes estão rombas e a partir daí já não cortam, ...partem.
No fim de tudo ficam umas farripas de linha penduradas que não há maneira de limpar. Tentamos e tentamos cortar e não há forma porque as laminas da tesoura não ajudam.
E não é isso que queremos, mas sim um corte limpo, seco, definitivo.
Produzir uma tesoura para cortar linhas PE tem que se lhe diga.
Desde logo as dimensões da peça: queremo-las tão pequenas quanto possível, é verdade.
Estas têm algo como 12,5 cm de comprimento e 6.5 cm de largura, com um peso de 28 gramas, logo perfeitamente concebidas para caber numa mala de acessórios.
Pensadas com lâminas de folha curva Bernoulli, fabricadas em aço inox de alta dureza e recobertas a titânio, mantêm o ângulo de intercepção entre si de tal forma que permitem cortes limpos da linha multifilamento.
O seu desenho obedece aos requisitos específicos de corte de linhas de pesca, e às necessidades de um afiamento duradouro.
O facto de as pontas das lâminas serem afiadas permite-nos chegar a pontos da linha difíceis, espaços reduzidos, que com outro acessório seriam impossíveis.
Se cortam linha polietileno PE muito mais facilmente cortam nylon ou fluorocarbono.
Estas tesouras japonesas são, em concreto, o resultado de 40 anos de experiências na cidade de Seki, a cidade da cutelaria japonesa.
Os artesãos das diversas empresas da cidade investigam, fazem experiências e este é o resultado final do seu trabalho.
Basta um só corte de linha e ficamos a saber porque razão eles se sentem orgulhosos do seu produto final.
Eles focam a sua atenção em produzir bem, e nós podemos aproveitar a razão de ser do seu trabalho: produzir alta qualidade.
Vítor Ganchinho
😀 A sua opinião conta! Clique abaixo se gostou (ou não) deste artigo e deixe o seu comentário.



