O BLOG RESPONDE - Confusão entre dois peixes diferentes


Luís Andorinha, obrigado pelo seu contacto. 

A nível global, existem cerca de 24.000 espécies diferentes de peixes. Que sejam conhecidas hoje, porque estimam-se que alguns milhares ainda não sejam por nós identificados. 

No nosso país temos designações diferentes para o mesmo peixe, dependendo da zona geográfica em que nos encontramos. 
Assim, uma sargueta em Setúbal é uma safia no Algarve. Ou sefia, ou sargo-safia…..no norte. Não seria possível o entendimento, se para cada latitude existisse um nome diferente. 
Na verdade, tratamos de um Diplodus Vulgaris. 

Numa tentativa de colocar um pouco de ordem neste assunto, e uniformizar a nível global os nomes dos peixes a que nos queremos referir, a comunidade de pesca apenas tinha uma solução: ter um nome científico, válido em qualquer ponto do mundo. E resulta! Com este nome, o peixe está identificado em qualquer lugar e não depende de mais critério nenhum.
Assim, há uma classificação para cada espécie, comum, e inalterável. Os peixes são classificados e essa referência é válida para toda a comunidade científica, que a adopta em termos de comunicação. 

Concretamente em resposta a este tema, temos que você quer identificar dois tipos de peixes: 





Magnífico pargo de riscas, (para os ingleses REDBANDED SEABREAM), de nome cientifico PAGRUS AURIGA, ou de nome vulgar SÊMEA, ou Pargo SEMOLA, é um espárida muito comum em Portugal. 


O autor, com um DIPLODUS CERVINUS , que provavelmente conhece como SARGO VEADO, ou SAIMA, que mais não é do que um sargo muito comum em águas menos agitadas.


Veja os artigos que escrevi sobre estes peixes e tem lá as informações todas. 
Caso necessite, estou deste lado, e sempre disponível para ajudar. 

Obrigado pelo seu contacto!


Vítor Ganchinho




Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال