Ainda utiliza chumbo para pescar?

Numa das minhas últimas saídas, um dos meus amigos “cravou-me” uma das minhas balas de tungsténio. 
Não tinha ouvido falar do assunto, e achou graça à ideia de experimentar a pescar à dourada com semelhante artefacto. Quando lha entreguei, eu disse-lhe imediatamente adeus, porque já sabia que não ma iria devolver. 
Na verdade, tratava-se de uma bala com apenas 21 gramas, a qual não seria a mais indicada para a profundidade a que queria fazer pesca, cerca de 60 metros. Mas ele ficou com ela…

A minha caixa de pesos.


À esquerda as minhas balas ogivais de tungsténio, perfuradas a meio, as quais utilizo para pescar desde alguns metros da superfície, digamos 10 metros, com vinis, até aos 80/ 90 metros de fundo, com 56 gramas, para pescas a peixe de maior dimensão, eventualmente pargos feitos com grandes vinis, a sobrevoar as pedras do fundo. Existem inúmeras opções, 5, 7, 14, 21, 28, 36, 42, 56, etc. 
À direita, pesos que utilizo para douradas, em 35, 42 e 56 gramas. O fio passa de um ao outro lado sob um minúsculo tudo de protecção, leva uma pérola mole que faz o amortecimento na chegada ao fundo, e a aplicação dos dois anzóis, em baixo. 
Basicamente falamos de uma pesca à chumbadinha, mas muito mais evoluída. Para que tenham uma percepção de tamanhos, no compartimento do meio podem ver uma peça em chumbo, a qual tem 20 gramas. 
Se a compararem com a peça em tungsténio com 75 gramas do lado direito, podem imaginar a diferença de tamanhos que pode ter um peso em tungsténio, comparativamente ao tradicional chumbo. 

Este material encontra-se à venda na GO Fishing Almada, ou através da loja on-line, com entregas via DHL em todo o país, em 24 horas. 



Os pesos em tungsténio são desde há muito utilizados no Japão, como forma de reduzir o volume do lastro que leva a isca para o fundo. O peixe retribui acercando-se com mais confiança da nossa pesca, dado que se trata de um objecto que tem apenas metade do tamanho, ( o tungsténio é muito mais denso que o chumbo, logo, com metade do tamanho temos o mesmo peso da chumbada).
Mas não é só isso. Ao oferecer menos resistência à água, também desce muito mais depressa, o que nos poupa intermináveis segundos de espera até que a baixada chegue ao fundo, onde estão os peixes. 
Ainda há mais vantagens: A forma como estes pesos são concebidos, favorece uma deslocação rápida na coluna de água, pois ou são ogivais, e descem com a ponta para baixo por efeito da resistência que a base oferece, e que obriga a virar, ou são em forma de lágrima, com a base mais pesada, com um formato quase cónico. Descem muito rápido. 

Se querem saber algo mais sobre o tungsténio enquanto metal, é algo como isto: 
É composto por minérios como a volframita e a sheelita, e tem o mais alto ponto de fusão de todos os metais, e o segundo mais alto entre todos os elementos da tabela periódica, estando apenas abaixo do carbono. A sua densidade é 19.30 vezes maior do que a água, o que lhe dá essa tremenda capacidade de afundar rápido. Comparado com o chumbo, tem uma densidade superior ao chumbo em 1,7 vezes. A dureza e elevada densidade do tungsténio tornaram-no um elemento prioritário no fabrico de projécteis militares, balas e outros materiais penetrantes. Neste momento, o tungsténio é o elemento mais pesado utilizado pelo ser humano. Desde há alguns anos a esta parte, passou a fazer parte das caixas de pescadores muito exigentes com a qualidade dos seus equipamentos. 

Caso pretenda obter mais esclarecimentos, nomeadamente a forma de fazer montagens, é contactar a loja em Almada. 



Vítor Ganchinho



Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال