Os pesos pesados do mar

Prometi-vos anteriormente peixe grande. 
E eu cumpro sempre aquilo que prometo. Aqui os têm, os peixes que nos dão insónias, os que nos fazem levantar da cama porque não conseguimos dormir. 

Quando falamos de África, falamos de pargos descomunais, de peixes de bico, de atuns de grande porte. 
É o terreno de caça dos materiais pesados, dos carretos e canas Daiwa Saltiga, das linhas de 130 libras, dos baixos de linha de mais de 1.5 mm. E quem achar que com a sua cana e carreto das douradas consegue fazer igual, então que avance, que experimente, e no fim vai chegar à mesma conclusão que milhares de pessoas já chegaram: estes meninos são para quem tem força física, saber técnico e algum dinheiro para adquirir equipamento e com ele conseguir fazer este tipo de pesca. Este é o campo em que não vale a pena pensar que “ com jeitinho…”, porque estes peixes não dão a menor possibilidade de erro, de fraqueza, de fragilidade, ou de falta de conhecimento. 

O jigging é uma modalidade em que as surpresas são constantes, os peixes grandes comem presas vivas e até ver, um jig metálico bem animado é um peixe vivo a escapar.


É muito frequente, mesmo entre nós, nas nossas águas, que os maiores peixes que existem no pesqueiro, mordam no jig e não toquem na isca que lhes mandamos. Muitas pessoas acham estranho, muitas outras pura e simplesmente não acreditam, mas há meia dúzia de pescadores portugueses que fazem pescarias de grande valia com esta técnica. O jigging veio para se impor, e tem a seu favor o melhor de todos os argumentos: os resultados!



Em determinados momentos do ano, temos entre nós os atuns. Procuram a enorme massa de carapau e cavalas, que chegam com as águas mais quentes de Verão. 
Este ano passaram algumas semanas a sul do Cabo Espichel, a seguir avançaram para norte, e apenas abandonaram a costa quando chegaram as orcas, que os comem. 
A GO Fishing Portugal, na loja de Almada, tem permanentemente em stock conjuntos de Big Game, canas e carretos PENN International, e também de Spinning pesado, da marca Daiwa
Parece-nos importante que exista material em stock, disponível, e se 2020 foi um ano para esquecer por razões que se prendem com o Covid, o ano de 2021 vai seguramente ser um ano que vai dar peixes grandes. Vamos poder pescar.

Nos barcos GO Fishing vimo-los diversas vezes, bem perto de nós, a comer, mas infelizmente em dias em que o mais forte que tínhamos a bordo eram linhas trançadas de 0.06mm, para Light Rock Fishing. 
Nada mais excitante para as pessoas que estavam a fazer o nosso curso de LRF, do que ver estes colossos com 70/ 100 kgs a saltar à superfície, a comer cavalas, a fazer espuma e a dar-nos ânimo para nos prepararmos para eles. Em Agosto e Setembro saltaram a cerca de vinte metros do barco, e um destes dias irão saltar... dentro do barco!


Vítor Ganchinho



Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال