Fomos espreitar pelo buraco da fechadura...

O mar exerce sobre nós o fascínio de um mundo enigmático que não conhecemos.
A poucos minutos de nossas casas, estamos a viajar numa dimensão diferente, num espaço que começa fundo e termina sob os nossos pés, na linha de água do nosso barco.
Quando estamos num barco, o nosso chão é o tecto do mundo de muitos seres que nos são estranhos, e que vivem lá em baixo.
Uma saída embarcada na baía de Setúbal/ Sesimbra é uma oportunidade de ver e experimentar o outro lado desse mundo, aquilo que fica do lado de lá daquela cota zero de água espelhada.
São aves e peixes, são golfinhos e baleias, são moluscos e invertebrados, a viver em condições que não serão nem melhores nem piores que as que temos em terra, apenas são diferentes.
Espreitar pelo buraco da fechadura é ter acesso a algo de fascinante: os segredos bem escondidos dos nossos atlânticos bichinhos. É um tema inesgotável para quem gosta de natureza. Vamos ver alguns.


Por baixo deste buraco há um mundo que, dia e noite, não dá tréguas a quem ali vive. Comer e não ser comido…..eis a questão.




Espreitando pela parede abaixo, podemos ver duas tainhas na sua labuta diária de raspar os limos das pedras. Estes peixes são essencialmente vegetarianos, mas também comem vermes, minhocas e similares, quando a oportunidade se apresenta. A sua boca está preparada para esta tarefa: o lábio inferior é rígido, afiado e recto. Preparado para raspar, como uma espátula.




Este ouriço estava feliz da vida, a comer a cobertura desta pedra, antes de sofrer este ataque. Reparem com está lisa toda a zona já visitada.
Equilibra em cima de si uma folha de uma alga. Porque tem alguma rigidêz mecânica, poderá protegê-lo do ataque desta estrela-do-mar, dando-lhe tempo para escapar.
Embora em câmara-lenta, não deixa de se jogar aqui um jogo de vida ou de morte.




Reparem na quantidade de “artefactos” que este ouriço transporta na sua carapaça de espinhos. Entre pedras e conchas, ainda tem uma carapaça partida e abandonada de uma navalheira morta. 
E se acham que é comportamento únio, então vejam a seguir.


Este escolheu algas e pedras, para se proteger. 


Como podem ver, sempre que se encontram em zonas abertas, gostam de ter algo por cima. Estes “chapéus” rígidos serve-lhes para desencorajar alguns predadores.




Esta navalheira ensaia a sua sorte de poder capturar o pequeno caboz, dentro da sua toca. Em princípio o buraco, sendo estreito, terá profundidade suficiente para dar abrigo a este simpático peixinho. Se a navalheira não cabe, e as suas tenazes não conseguem chegar ao fundo, a sobrevivência pode estar garantida. Desta vez.


Sim, o nosso caboz conseguiu resolver a situação. A escolha de um bom refúgio é vital.


Eis aqui alguém que tem formas conhecidas. Trata-se de um mestre da camuflagem, um cefalópode perito em desaparecer de cena. Vamos espreitar melhor...




Um polvo, o mais inteligente dos moluscos que temos entre nós. São cerca de 500 milhões de neurônios a habitar um corpo elástico, forte, capaz de proezas que não nos estão acessíveis. Oito braços, três corações, um bico forte, tentáculos com ventosas supersensíveis, uma bolsa de tinta e uma capacidade de escapar que envergonharia o mágico Houdini.

O professor australiano Peter Godfrey-Smith diz deles o seguinte, no seu livro “Outras mentes - O polvo e a origem da consciência”:
“Os polvos são o mais próximo que podemos estar de um extra-terrestre inteligente”.


Lindo! Excelente imagem. Este polvo sabe que foi descoberto, sabe que não tem um plano de fuga, e sabe que nada poderá correr bem a partir deste momento.




Tempo. Por hoje o nosso tempo terminou, amanhã teremos algo mais para ver deste fascinante mundo que é tudo menos de... silêncio. O mar tem ruídos próprios, tem sons que não podemos ouvir em mais lado nenhum. A 50 mts de distância é possível ouvir o crepitar das dorsais dos sargos, a raspar nos tectos das frestas onde se escondem dos predadores. De nós….



Vítor Ganchinho



6 Comentários

  1. Vitor,

    realmente o polvo é um animal fantástico, há umas semanas atrás vi um documentário de seu nome, "A sabedoria de um polvo", de Craig Foster, penso que chegou a ser nomeado para um Emmy.

    Basicamente, o documentário retrata a relação entre o referido Craig Foster e um polvo, filmado numa floresta de algas na Africa do Sul.

    Para quem ainda não viu, aconselho vivamente a ver, muito bom!

    Abraço,

    A. Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia António Está no forno um artigo sobre polvos que aborda a questão da sensibilidade que têm, e de que forma conseguimos interagir com eles.
      Sem dúvida são dos animais mais interessantes à face da Terra.
      Estou a tratar de fazer umas remodelações no barco, e isso tem-me retirado tempo para escrever, mas o que vem aí pode ser interessante.

      O meu compromisso é o de escrever algo todos os dias, e até ver, tem saído....

      Tenho muito mais temas e ideias do que horas para me sentar a escrever. A vida não para.
      E vai ser pior quando pudermos começar a sair ao mar. Por outro lado, faço mais imagem, o que me ajuda para ilustrar as situações de que quero falar. Sem imagens é tudo muito maçador. E para além de tudo, não serve qualquer foto, exige-se qualidade.

      Quando voltarmos a sair à pesca, faço umas quantas fotos suas e prometo um assassinato sangrento, com um texto de cair de costas.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
    2. Bom dia Vitor,

      Estou a ver que você anda à procura de uma vitima para substituir o amigo e "já cadáver" Carlos Campos!:-)

      Anda a fazer melhoramentos no seu "Sprint"?

      Voltando ao nosso amigo polvo, é realmente um animal misterioso e com uma inteligência fantástica!
      É de realçar, como um ser vivo que vive tão pouco tempo, consegue ter tão elevado nível de inteligência.

      Abraço,
      A. Duarte

      Eliminar
    3. Olá António Não, o Carlos Campos não deixou de ser massacrado! Eu nunca lhe perdoarei o dia em que ele fez um goraz de 2.6 kgs mesmo ao meu lado e eu tive de me contentar com ...besugos. Vai ver o que vai sair dentro de dias....eu se fosse a ele, começava já a afiar o cutelo que ele usa para assassinar velhinhas pela calada da noite...vai precisar da peça.
      Digo dele coisas que Maomé não disse do toucinho de porco.
      Antes de enviar o texto para o Hugo Pimenta, resolvi fazer um testamento exaustivo. As canas e carretos ficam para ser oferecidos ao pessoal que pesca na muralha de Setúbal, ao alcorraz. Espero que não tenham uma ataque cardíaco se alguém chegar e lhes disser que é para lhes oferecer os meus Saltigas....

      O Sprint levou um melhoramento de 3000 euros na sonda, para sondar um pouco mais abaixo. E fez uma revisão ao motor, uma limpeza geral, etc. Está todo polido e brilhante. Só vou aceitar que entrem no barco pessoas a fazer o pino, com luvas brancas.

      Sobre os polvos, vou surpreendê-lo.....vai ver!

      Recebeu a linha LRF da Daiwa? Tudo ok?


      Abraço
      VItor

      Eliminar
  2. Vítor,

    Encomenda recebida, tudo em ordem, muito obrigado!

    Estou muito satisfeito com a escolha da linha, mesmo não sendo expert no assunto, quando comparada com outras linhas que tenho, vejo bem a diferença.

    Os pequenos jingarelhos (jigs) da Zeake têm mesmo muita "pinta", artefactos de boa qualidade e que me vão dar alegrias num futuro próximo!

    Quanto ao amigo Carlos Campos, vejo que a sua aprendizagem começa a dar os seus frutos!

    Acho que já vi a foto desse goraz, algures por aí no blog.

    Abraço,
    A. Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António, o Carlos Campos merece o céu, só por me aturar. Não é mesmo nada justo dizer tanto mal de quem só me faz bem, de quem me ajuda tanto....

      Mas o mundo está cheio de injustiças, e por isso mesmo, está já feito um artigo onde ele vai brilhar, pela negativa. No caso dele, eu escondia-me debaixo da cama durante vinte anos e não aparecia mesmo que o Benfica conseguisse ganhar este campeonato ao Sporting na última jornada, no último segundo...

      A linha é boa. É uma das minhas favoritas, e vai ver que aguenta carga a valer. Venham de lá esses pargos para a esticar até ao limite.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال