Entrada de baleia em porto de pesca

Já aqui vos trouxe algumas imagens de baleias. É um tipo de bichinho que merece todo o nosso carinho e atenção. Tenho vindo a encontrá-las nas minhas saída de pesca, quando coloco o meu barco em Setúbal. 

Há zonas que são muito atreitas a mostrar este tipo de mamíferos marinhos. Não se marcam pontos de GPS dos locais, porquanto os encontros são sempre esporádicos e imprevisíveis, mas é possível ter uma ideia de onde e quando se irão encontrar. Digamos que mais quilómetro menos quilómetro, elas aparecem. 

Tímidas, algo receosas da presença humana, do ruído dos barcos, das nossas atitudes, as baleias têm vindo a aparecer mais e mais, em zonas de presença de comedia, carapau, sardinha ou cavala. 

Tive uma baleia sardinheira encostada ao barco, a um metro, há cerca de duas semanas. Estava curiosa, cheia de vontade de nos ver, a mim e a dois simpáticos americanos que comigo saíram a pescar. 

Depois de algumas voltas ao barco, e de uma olímpica passagem por debaixo da embarcação, acabou por se afastar, de curiosidade saciada. 

Desta vez, pelo insólito, trago-vos uma aflitivo caso de um salvamento de um rorqual com cerca de 18 metros de comprimento, para um peso aproximado de 50 toneladas!




Vejam o filme, enviado pelo nosso amigo Raúl Gil Durá, o nosso companheiro valenciano, pescador de enorme qualidade, de técnica refinada. 

E foi exactamente aí que o caso aconteceu, em Valência: uma baleia entrou dentro do porto de recreio da cidade e levou a uma morosa e delicada operação de recondução a mar aberto. 


Vejam o vídeo: 



Podemos informar de que a missão de salvar esta baleia foi bem sucedida e que a esta hora estará em mar alto, e a fazer aquilo que é pressuposto: navegar longe dos humanos. 


Vitor Ganchinho


Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال