Estou a preparar um programa, a sair aqui no blog lá para o final do Verão, com alguém muito conhecido.
Pelo menos para aqueles que têm a assinatura do canal espanhol Caza y Pesca, um dos poucos canais temáticos de pesca a que temos acesso em Portugal.
Falo de Maykol Garcia, uma alma boa, uma pessoa extraordinária que se tem vindo a dedicar à divulgação de práticas ancestrais de sobrevivência no meio natural, a apresentar conteúdos de bushcraft, aventura, viagens, expedições, alimentação natural, caça, pesca e recoleção.
No fundo, recomendações para quem gosta de saber como era, como é, e como será sempre. Porque a natureza obriga-nos a descer à terra, a ser aquilo que éramos há milhões de anos.
Estar atento ao que o Maykol faz, é essencial para quem pretende fazer vida ao ar livre com todas as nuances que isso implica.
Para as pessoas que seguem o canal, é quase impossível não terem visto ainda um dos muitos programas que Maykol Garcia tem produzido, ao abrigo da sua colaboração para este canal da Movistar espanhola.
Fiz um contacto com ele há uns meses, e por razões que se prendem com a questão da pandemia, alinhavámos algumas ideias mas infelizmente tivemos de adiar o nosso encontro em Portugal. Mas vamos fazê-lo, ele ficará em minha casa durante uma semana para as gravações.
Vejam a resposta dele:
A minha sugestão foi a de virmos a pescar juntos, no mar, utilizando materiais primitivos, e técnicas de pesca muito remotas. Vamos fabricar os nossos próprios anzóis, linhas, etc.
Este trabalho dará origem a um programa a passar na televisão, no nosso país e em Espanha, bem como a ser publicado aqui no blog.
Creditem-me pelo menos o facto de a intenção ser louvável, e ser, de facto, de difícil concretização! Mas eu vou mostrar-vos que sou capaz de pescar peixes com equipamentos ao nível de um pescador primitivo.
Ter o Maykol ao lado é um aliciante extra, por se tratar de alguém com muitas provas dadas, alguém que seguramente gostaríamos de ter a nosso lado numa missão em que a luta pela vida estivesse em causa. Vejam isto:
Quando a água se acaba, quando tudo parece estar perdido, é aí que Maykol Garcia, um especialista em sobrevivência em ambientes agrestes, se sente confortável. Diria …”como peixe na água”. |
Vamos ter o grande Maykol Garcia na loja GO Fishing em Almada, para uma acção de formação sobre técnicas de sobrevivência em mar, com data a anunciar previamente. |
Após algumas filmagens de pesca de mar feitas com os nossos amigos do canal Caza Y Pesca, (algumas delas podem visualizá-las no Youtube) e programas e entrevistas feitas em Madrid, nas instalações da Movistar, eis mais um passo no sentido de vincar uma colaboração estreita com os nossos amigos espanhóis.
A coisa promete, este é um projecto para o qual vou mobilizar muitos recursos, para verem como somos capazes de pescar com… poucos recursos.
A passar aqui no blog dentro de alguns meses. O blog não vai parar de vos surpreender….e desta vez, vamos fabricar um anzol, uma linha, e vamos mostrar que se consegue pescar peixe.
Esperem para ver...
Vítor Ganchinho
Boa tarde
ResponderEliminarApesar de já esperar muito deste blog, fiquei muito bem impressionado com as ultimas publicações!!
Vamos ver se é desta que tenho o prazer de conhecer o amigo Vitor Ganchinho e a sua equipa.
Abraço, Paulo
Bom dia Paulo Fernandes Procuramos fazer sempre o melhor. É entendível que uns temas possam agradar mais a um tipo de pessoas do que a outras, mas isso é uma contingência que é aceite por quem escreve todos os dias, e sabe de antemão que, para um leque tão vasto de leitores, nunca poderá conseguir o pleno. Os interesses são tão díspares que estranho seria o contrário.
EliminarA equipa do Peixepelobeicinho vai continuar a tentar encontrar temas que sejam interessantes, que possam motivar alguma reflexão, que ensinem, se for o caso, alguém a fazer diferente.
E a verdade é que o feedback que temos aponta nesse sentido.
Vamos continuar a tentar surpreender!
Apareça quando quiser, temos muito gosto em o receber.
Abraço
Vitor