A cultura expressa-se hoje por ruas demasiado estreitas, por onde não passa muita gente: uma foto, uma frase curta, e um repentino clique de saída. Parece não haver paciência para muito mais.
Duas frases são um livro e para esse, não há tempo. Aquilo que excede breves segundos de atenção é uma semente lançada a terreno pouco fértil para que cresça.
Haverá muita gente para quem ler em diagonal algumas letras de uma simples frase solta já representa em si um exercício esgotante. Algo dispensável, porque cansa.
É pena que assim seja, mas as pessoas distanciam-se por completo de tudo aquilo que as faça pensar de forma profunda. Que as faça interrogar-se. Admito que a velocidade a que se vive, o leque imenso de possibilidades de leitura, (em ecrãs cada vez mais pequenos e por isso com menos espaço para letras), não convida a demoradas análises.
E a pesca não é diferente, porque faz parte de um espaço lúdico pessoal que engloba demasiados temas. Ninguém pesca ...apenas.
A leitura sobre pesca é por isso algo de muito pouco prioritário, e assim se explica a razão pela qual fecharam no nosso país todas as publicações em formato papel. Subsiste o Jornal “Noticias do Mar”, do eterno Antero dos Santos, para quem tenho o prazer de escrever vai para 30 anos. Há menos pessoas a ler, e menos ainda a interagir com quem escreve. E por isso, quem aceita escrever irá tendencialmente encontrar mais e mais motivos para deixar de o fazer. Por pura desmotivação.
Passar ideias para um papel é um acto de partilha, e isso não se coaduna com um monólogo persistente.
Ficará certamente um vazio, a ser ocupado por resmas de fotos e frases curtas inconsequentes, que pouco constroem, pouco ensinam. E todavia, é aquilo que se consome hoje.
Mas será que quando falamos de pesca há assim tanto por onde escolher? Existem assim tantas publicações com algo de bom, com qualidade suficiente para que mereça ser lido?
Ocorre-me isto a propósito da celebração do segundo aniversário do blog peixepelobeicinho. Sim, fazemos hoje dois anos, a publicar neste espaço cinco dias por semana.
São mais de 131.500 visualizações, mais de 670 artigos publicados, uma imensidão de trabalho, de letras a seguir a letras, de fotos que, devemos admiti-lo, não serão as piores que circulam pelas plataformas da nossa “praça”. A informação vale o que vale, será eventualmente útil para quem dela necessita, e porventura completamente inútil para quem acha que já sabe o suficiente.
Mais do que dar peixe, sempre me preocupei em dar pistas que obriguem a aprender a pescar. Estimulo a pensar a pesca antes da sua execução. Porque é da reflexão que surge a luz. É da obrigatoriedade e necessidade de entender o desconhecido que nos chega o conhecimento.
Vejo a pesca como algo que nos dá indiscutível prazer, algo muito motivador, mas que também levanta questões, problemas. É difícil entender os comportamentos dos peixes, têm dias francamente difíceis.
Mas é precisamente isso que nos motiva a ir. Essa é a linha vermelha. Tem mesmo de ser difícil.
Se for fácil e imediatista, deixa de ser para mim…eu não sou de uma foto e uma frase.
Vítor Ganchinho
Bom dia Vítor.
ResponderEliminarMuitos parabéns pelos dois anos do Blog.
Dois anos de grande partilha de conhecimentos,muito obrigado e mais uma vez muitos parabéns.
Obrigado Carlinhos!
EliminarOs parabéns são para todos aqueles que fazem parte da equipa do blog, o Hugo Pimenta, que faz a edição de textos, o António Marques, que se enche de paciência a trabalhar a edição de imagem, para o Carlos Campos que incentiva a que se continue quando o vento sopra contra, o Gustavo Garcia, que dá o seu tempo e apoio logístico, e para a minha mulher, a Lena, que assume as dificuldades de ter de cuidar de duas crianças terríveis, quando eu estou a escrever. E acreditem que são horas e horas, porque escrever mais de 600 textos não se faz num minuto.
Quando se gosta de pesca nada cansa, nada é um sacrifício, mas é necessário ter uma equipa de gente boa que suporte a rectaguarda.
E temos!
Abraço
Vitor
Parabéns e grato pela partilha!!
ResponderEliminarObrigado! Fico muito feliz por estarmos a conseguir tantas visualizações. Neste momento, o caminho leva-nos às 150.000, uma marca interessante para quem trata um tema tão fora daquilo que é comum. Um futebolista consegue isso num dia, mas um pescador leva anos a atingir semelhante marca.
EliminarA pesca movimenta muita gente, há milhares de pessoas a pescar diariamente, mas a percentagem de gente que carrega em teclas é muito reduzida.
Por isso mesmo, o retorno que chega a este lado não é muito. É importante saber que há temas que são interessantes e que efectivamente ajudam as pessoas. Vamos por aí, vamos continuar a publicar e a passar informação.
Abraço
Vitor
Olá Sr Vítor !
ResponderEliminarFica aqui de um leitor diário os parabéns pelos 2 anos de atividade e o agradecimento pelo conteúdo riquissimo do mesmo.
Esbarrei no blog por acaso, quando procurava informação sobre Ikejime e de lá pra cá a leitura do mesmo tornou-se diária e indispensável.
Um forte abraço e não desanimes na escrita, ainda existem muitas almas sendetas de conhecimento de pesca (e não só) por esse Mundo a fora e o blog é um farol para algumas delas.
Boa tarde Fernando!! Como está esse atleta olímpico?! Obrigado pelo carinho. Hoje é um dia especial, de comemoração de dois anos de luta. Deste lado e desse lado. Se não é fácil escrever todos os dias um original sobre temas que são vistos e revistos por todos os ângulos, também não deve ser fácil encontrar pontos de interesse para quem lê habitualmente sobre pesca.
EliminarEstamos na luta!
Estou a preparar agora um trabalho sobre a pesca do robalo na Primavera.
Vai sair.
Vamos ter de ir lançar umas linhas, já chega de estarmos em casa.
O Abril vai trazer-nos dias muito bons.
Abraço
Vitor
Venham de lá essas fotos e vídeos para mais 2 anos de escrita!
EliminarAbraço
António Marques
Grande Tony!!
EliminarBem sofres com a trabalheira que tudo isto dá....
Obrigado Vitor!
ResponderEliminarParabéns pelos dois anos de partilha de informação!
Eu leio o blog todos os dias e cada semana fico melhor pescador e fico a saber muito mais que sabia antes.
Abraço
Luís Almeida
Obrigado pelo incentivo, Luis!
EliminarPara quem está deste lado é importante saber que há algo de útil no trabalho feito.
O tempo para me sentar a escrever é cada vez menos, mas vamos tentar continuar a passar para o papel aquilo que os olhos veem no mar.
Abraço
Vitor
Bom dia amigo Vitor e muitos parabéns pelo segundo aniversário do seu blog. Que continue durante muitos anos a falar sobre pesca e a partilhar com o mundo as suas aventuras e experiências. Sei bem o quanto custa escrever e pertencer a um blog de pesca, e que porventura no meu caso durante alguns anos chegou a ser o mais visto e lido da Europa o que para mim era algo de surreal mas gratificante sem sombra de dúvida!
ResponderEliminarDesejo-lhe antes de mais muita saúde e todo o sucesso para si e toda a equipa amigo Vitor. Grande abraço e até breve
Obrigado, Luis Ramos!!
EliminarComo eu costumo dizer, o mar é tão grande que deixar de escrever por falta de assuntos não irá certamente acontecer. Há muito para dizer. O tempo que isto consome ao meu dia a dia esse sim, é significativo, e pode levar a que eu abrande o ritmo. Porque são dois anos e isso significa muitas centenas de horas retiradas à família. Vamos ver....
Então e essa empresa de pesca em Angola, arranca ou não?!
Abraço
Vitor
Muitos parabéns e que venham mais que dois... obrigado por mostra que ha mais por onde explorar e evoluir ...
ResponderEliminarBom dia Gomes
EliminarA pesca quando é pensada torna-se uma actividade muito interessante. Ver acontecer aquilo que, perante as condições que existem deve acontecer, é resultado de muita observação.
Penso que a maior parte das pessoas continua a julgar que tudo acontece por acaso, que é uma questão de sorte ou azar. Mas há razões muito objectivas para que seja desta ou daquela forma.
Vamos continuar a dar pistas que façam as pessoas pensar.
Vitor
Parabéns ... e Obrigado :)
ResponderEliminarEu é que agradeço a vossa paciência, Paulo Fernandes!
EliminarAgora, porque é a altura dos chocos, tenho andado às voltas com esta coisa da cor das toneiras. Há que ainda atribua efeitos especiais milagrosos a algumas delas. Mas muito brevemente voltaremos aos robalos, eles agora estão numa fase muito interessante. Difícil, mas interessante.
Seguimos pescando!
Abraço
Vitor