MAIS JAPÃO, MAIS NOVIDADES! AS TONEIRAS ARTICULADAS... EM FILME

Os dias primaveris que correm são especiais para aqueles que gostam de chocos.
Eles estão agora no apogeu anual da sua reprodução, e por isso tornam-se presas mais fáceis para aqueles que gostam desta modalidade de pesca.
É verdade que cada vez é mais difícil inovar num sector de pesca que vive de práticas ancestrais, e por isso mesmo com equipamentos muito padronizados.
Se entre nós é a montagem de toneira e chumbada, no Japão é a toneira e a piteira, um peso que faz as vezes de chumbada, mas com agulhas.
Há muita gente a viver à custa de desenhos de toneiras no Japão, é toda uma arte tentar imaginar algo que ainda não foi feito.
Ma se acham que tudo aquilo que há a inovar se prende apenas com as cores dos ditos “palhacinhos” pois…estão enganados.
Há sempre muito mais a fazer e saber quando se trata de chocos. Desta vez apresento-vos a toneira….”articulada” Daiwa.


Clique na imagem para visualizar e na rodinha das definições para melhorar a qualidade.

Outra sequência de imagens:

Clique na imagem para visualizar e na rodinha das definições para melhorar a qualidade.

Já é possível importar, e se alguém quiser tentar, basta contactar a GO Fishing Portugal, e perguntar por elas.

A movimentação é muito natural e imita na perfeição um camarão que se desloca sobre o fundo. 

Há pessoas que utilizam sempre destorcedores. Quer para a pesca do choco, quer para a dita pesca “pica-pica”.
E quase sempre os resultados não …médios, ou ruins, as linhas das baixadas ao fim do dia acabam por estar enroladas, frisadas, os estralhos sempre a enrolar sobre a madre. Isso tem a ver com a qualidade das linhas, (os fluorocarbonos são mais estáveis a esses efeitos), mas não só. Os destorcedores desempenham um papel muito importante neste processo.
Acontece que quando se trata de destorcedores, a opção vai sempre no sentido do “mais barato” da loja. Asneira!
A diferença entre um bom destorcedor e um muito ruim é inferior a 50 cêntimos!
A Daiwa resolveu apresentar uma máquina de teste de destorcedores, e aquilo que vão ver exemplifica a turbulência que pode ser sentida nas linhas quando estas giram.

Clique na imagem para visualizar e na rodinha das definições para melhorar a qualidade.

Como podem ter observado, para absorver o efeito giratório da linha, um destorcedor Daiwa forrado a teflon apresenta uma vantagem significativa sobre um destorcedor da concorrência.

O sistema Saq Sas da Daiwa é neste momento imbatível a nível global.




Mas não ficam por aqui as novidades.
Nota-se uma preocupação crescente no que concerne à utilização de embalagens biodegradáveis.

Isto é assunto que interessa todos nós já que ao sermos consumidores de productos de pesca, sabemos bem que essas embalagens não irão voltar a ser utilizadas, são plásticos de utilização única, como as palhinhas das bebidas, e por isso mesmo exigem um tratamento diferenciado da nossa parte.
Não devemos ignorar a questão, devemos sim providenciar a reciclagem sistemática.
Mas para aqueles que possam ainda não o fazer, algumas marcas pensaram mais longe e estão a surgir as embalagens em papel reciclado, e reciclável, e muitas formas de acomodar productos, como a que podem ver abaixo, referente aos comuns clips para chocos e amostras de spinning:

Peço-vos que acarinhem estas ideias, já que a nós pescadores em termos de utilização não incomoda se a embalagem é de papel ou plástico, mas o meio ambiente agradece menos um problema.

Se querem saber, há gente que dedica anos da sua vida a trabalhar peças tão aparentemente insignificantes quanto um destorcedor, um clip, uma amostra.
A inovação não pára, é sempre necessário ir mais longe para que a pesca à linha seja cada vez mais confortável e eficaz.
É verdade que é no Japão que a indústria da pesca está mais evoluída, é de lá que chegam as novidades. Aquela gente sabe do que faz, e por vezes surgem com ideias que nos deixam a nós de …“olhos em bico”.


Vítor Ganchinho


😀 A sua opinião conta! Clique abaixo se gostou (ou não) deste artigo e deixe o seu comentário.

4 Comentários

  1. Luis Ramos11 abril, 2024

    Quantos mais anos vamos precisar para deixarmos de usa embalagens de plástico para os produtos da pesca como em tudo o resto!! Surreal a demora de algo tão simples e que tanta diferença no mundo faz. Muito obrigado por partilhar connosco a sua viagem ao Japão mesmo sabendo que é apenas uma gota daquilo que viu. Grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Luis É sempre muito difícil passar ao blog tudo aquilo que se vê.
      Eu fico sempre com muito material para escrever que não é utilizado, mas a dada altura as pessoas nem querem saber de detalhes tão importantes quanto a embalagem em que compram os seus equipamentos de pesca. Sobre esse detalhe eu falei horas com fabricantes de productos...
      Vai acontecer uma revolução em breve. As embalagens de plástico de tudo o que é material de pesca vão passar a pagar uma taxa de reciclagem. Tudo vai ficar mais caro.
      Mas as pessoas nem querem saber, tudo lhes passa ao lado.
      Dificilmente eu poderia falar de tudo aquilo que vejo.

      Vai acontecer o mesmo quando começarem a ser publicados os artigos relativos à minha viagem a Angola.
      Tenho a noção de que não terei a capacidade literária para poder traduzir por palavras aquilo que vi e se passou comigo durante uma semana em Benguela. Muita coisa vai ficar para trás, não porque não tenha importância alta mas porque a mão que escreve, a que segura a pena, não tem a agilidade necessária para riscar no papel tudo aquilo que os olhos viram. São experiências incríveis, que têm de ser vividas mais que ser escritas.

      Mas prometo vontade e empenhamento em lançar letras ao ar e dar tudo de mim para que as pessoas possam encontrar aqui na leitura do blog algo do muito que aí se passou durante uma semana.

      Prometo tentar explicar o que é ser pescador profissional por paixão.

      Os últimos três artigos da série vão ser uma desgraça: vou deitar abaixo alguém, e o barco de alguém, a quem devo muito, a quem devo dos melhores momentos de pesca da minha vida.
      O ser humano pode ser muito ingrato. A ponto de dizer mal de dois motores que nunca se negaram a levar-me a trazer-me ao mar, sem aflições....sem mais que uma limpeza de velas.
      O que eu vou fazer a esses dois motores ..não se faz. É um assassinato puro!

      Mais uns dias e começa a saga de Angola.

      Vão aparecer peixes gigantescos, equipamentos, um barco "Incrível" e muito mar.


      Abraço
      Vitor


      Eliminar
  2. Luis Ramos12 abril, 2024

    Eu tenho a certeza que como tudo que escreve, os relatos do seu regresso a Angola vão estar incríveis e mal vejo a hora de poder usufruir do seu talento literário. Eu agradeço por todo o seu esforço em tentar nos mostrar o que se passa pelo mundo fora e nos levar a viajar. Mande vir que o incrível aguenta tudo..😂😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez vai ser muito doloroso!
      O grande "Incrível" não merece ser desconsiderado da forma como o vai ser....
      Nenhum barco do mundo deve ser tratado tão mal.
      E todavia, ...
      A ingratidão humana não tem limites.

      Devem faltar umas duas semanas, já que estamos a publicar 3 artigos por semana.

      Muito mais esperei eu para ir a Angola e sobrevivi...embora mal.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال