Trata-se de um objecto de culto.
Quem não olha para a sua cana de pesca favorita com uma incontida pontinha de orgulho?
Companheiras de aventura, as nossas canas estão lá, na nossa mão, presentes nos bons e maus momentos.
Com elas vivemos incríveis picos de stress, alguma aflição, mas também parceiras e testemunhas de tremendas descargas de adrenalina e felizmente …de alguns êxitos.
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As canas estão sempre lá, e devemos cuidar delas tanto quanto nos for possível. |
Sendo um objecto replicável, (a maior parte das canas é produzida em série e por isso podem, na maior parte dos casos, voltar a ser adquiridas), este objecto técnico exerce sobre nós um tremendo fascínio.
A “nossa” cana é insubstituível pelas histórias vividas, pela ajuda que nos dá a controlar as arrancadas brutais de peixes que queremos guardar na memória.
E todavia, ….tratamo-las tão mal!
A maior parte dos pescadores incorre em faltas que em muito prejudicam o bom estado de conservação do seu material de pesca e as canas não seriam excepção.
Vamos hoje ver aqui no blog algumas dessas faltas, erros que podem danificar seriamente as canas de pesca, e que, a serem evitados, ajudarão em muito o prolongar da sua vida útil.
1- Nunca, mas nunca, aproximar a cana de fontes de calor, tais como fogo directo, lume de isqueiros, fósforos, etc. Não deixar as canas dentro do carro, expostas ao sol, enquanto vai…almoçar.
2- Não tentar desmontar uma cana de duas secções utilizando como pontos de apoio para as mãos os passadores de cada um dos lados.
Realize esta operação recorrendo a dois lenços ou peças de tecido não abrasivo, para fixação das mãos. Recorra a um amigo que o ajude, se necessário.
3- Não deixar na ponta da linha qualquer objecto fixo, um destorcedor, uma amostra, que, por rotação da manivela do carreto, possa vir a tensionar a linha até que a ponteira dobre. E parta.
4- Não tentar endireitar os passadores à mão. Em caso de deslocamento deste, um profissional pode ter de voltar a catrafilar esse passador.
5- Não pousar a cana numa prateleira vertical, …firme pelos passadores.
6- Não espetar as fateixas das amostras na pega de espuma EVA, ou na cortiça do cabo. A curto prazo terá a cana totalmente danificada.
7- Não sair ao mar em dias de trovoada com canas em carbono. O risco de morte é elevado já que o carbono, uma grafite, é um grande condutor de electricidade.
8- Em caso de enrocamento, se a sua baixada ficar presa no fundo, não utilize a cana para fazer força sobre a linha. Faça-o à mão, desenrolando previamente alguma linha do carreto.
9- Em caso de quebra, não passe a mão sobre a zona afectada. O carbono parte em agulhas e algumas fibras afiadas irão espetar e ficar debaixo da sua pele.
10- A fazer spinning, ou surfcasting, tenha cuidado com a distância que deixa para a amostra ou chumbada antes de lançar. Pode acontecer que a linha enrole na ponteira e a parta aquando do lançamento.
11- Caso tenha acontecido um acidente e tenha partido um dos passadores, não deve pescar mais com essa cana. A tensão acrescida criada sobre os outros passadores irá provocar torções na orientação das fibras e assim danificar o corpo da cana.
12- Da mesma forma, caso se tenha esquecido de passar a linha por um dos passadores, não deve pescar. Volte a refazer a operação, desta vez passando a linha correctamente por todos os passadores.
13- Aquilo que é normal é que o diâmetro interno dos passadores seja maior junto ao carreto, e menor junto à ponteira. Estes devem seguir em escada, de mais a menos, e não o inverso.
Não utilize passadores que não cumpram esta regra, nomeadamente reutilizando passadores antigos, de outras canas.
14- As juntas das canas são pontos nevrálgicos de tensão acumulada. Serão sempre um ponto fraco da cana e devem ser respeitados como tal. Não utilize a cana se não conseguir unir mais que alguns milímetros de cada um dos lados.
Proceda à limpeza regular de impurezas, poeiras ou areia acumulada.
15- O porta-carretos é uma peça importante. Tenha em atenção que deve estar devidamente apertado durante o acto de pesca, mas a seguir deve ser folgado, para não criar tensão desnecessária.
16- A aplicação de líquidos lubrificantes nas junções pode revelar-se um problema. Alguns dos compostos do lubrificante são benéficos aos carretos, a peças metálicas, mas podem ser reactivos nos carbonos.
Tenho um conjunto de algumas dezenas de canas de pesca de inegável qualidade.
Costumo classificá-las em duas categorias: as que são muito caras e as que por nada deste mundo gostaria que a minha mulher soubesse o seu preço real.
Por isso, tenho com elas cuidados no sentido de as preservar.
Para além de tudo, são as minhas companheiras de luta, de alguns dos meus grandes momentos, e por isso merecem o meu respeito.
Cuide das suas canas….por favor.
Vítor Ganchinho
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