Onde colocar o peixe capturado?

Obviamente partimos do princípio de que o pescador é competente, e que pesca. 
Caso seja um dos penitentes que sai nos barcos mais baratos que encontra e que por isso mesmo fica logo à saída da doca, e consequentemente nunca pesca nada, a sua leitura termina aqui. Porque não se fabricam caixas para zero peixe. 
Caso faça parte do grupo que efectivamente pesca, então vamos ver hoje como deve preservar o resultado das suas pescarias. 

Durante o ano, as condições de temperatura e humidade variam bastante. Não será igual pescar em Agosto ou em Janeiro. Se em relação aos meses de inverno e primavera a questão pode não se colocar com tanta premência, já em relação aos meses mais quentes, o cuidado a ter com o pescado irá determinar a qualidade daquilo que se apresenta à mesa. 

Existem inúmeras soluções de geleiras disponíveis no mercado, sendo que a sua qualidade pode ser maior ou menor, mas num ponto todas são coincidentes: a necessidade de isolar o peixe da temperatura ambiente e proteger da exposição aos raios solares. Nada pior que chegar a casa e entregar à sua patroa peixe seco e mole, cozido do sol. Ela pode nem lhe dizer nada, mas vai ficar a pensar que teve dúzias de pretendentes de categoria e acabou por encalhar com um que lhe leva para casa peixe moído. 

Se a solução “nacional” mais comum é a vulgar lata de tinta “bem lavadinha”, há no entanto quem não vá em amadorismos e procure soluções de maior qualidade. Elas existem e vamos apresentar hoje uma delas, a caixa térmica Provisor, da Daiwa. 
Sabemos que os fabricantes mais conceituados gastam milhares de horas a desenvolver ideias no papel, a experimentar diferentes materiais, a testar produtos em provas de mar, para chegarem à perfeição. Esse tempo de trabalho tem de ser pago, mas quem recorre a especialistas, acaba por comprar soluções que forma pensadas por engenheiros que lhes dedicaram parte da sua vida. E normalmente o resultado é bom. Podemos confiar que aquilo que se gasta num produto acabado, lançado por uma marca de topo, é sempre algo de bom. 

É o caso da Daiwa Provisor. Tem um conjunto de qualidades que a torna imbatível no seu segmento. 
Desde logo o facto de ser bastante versátil: abre de todos os lados possíveis. Esteja onde estiver no momento da captura, tem sempre uma abertura acessível. 

Caixa a abrir da direita para a esquerda. 

Neste caso, a abrir da esquerda para a direita.


Também tem uma robustez assinalável, pode perfeitamente sentar-se em cima dela enquanto come o seu lanche. 
E tem para mim uma característica que é essencial: a facilidade de limpeza. As superfícies polidas são extremamente fáceis de limpar, basta passar a mão com uma esponja e um pouco de água, e já está pronta para outra saída. 
Depois de tudo, ainda cumpre na perfeição a sua missão: quando colocamos o peixe lá dentro, estamos certos de que ao chegar a casa vai estar exactamente igual ao que estava quando o pescámos no mar. 
Porque grande parte dos pescadores que está no activo já tem uma certa idade, e que a coluna do pescador tem de ser acautelada, também era importante considerar as rodas para facilitar o transporte, bem como uma pega que permita rebocar o pesado objecto. 
E a caixa tem isso, claro. 

Detalhe da pega quando rebatida, para não incomodar.


Aqui, a pega na sua posição elevada.


Pega na sua posição de transporte.


Dispõe ainda de um escoadouro que pode ser aberto no fundo da caixa, para situações em que se pretende esvaziar de água a caixa, nomeadamente para efeitos de transporte. Eu coloco sempre que começo a pescar alguma água do mar dentro da caixa, para garantir que o peixe se irá manter fresco e bem preservado. Quando termino a pescaria, procedo à extracção dessa água que acaba por ter sangue misturado, e renovo com um pouco de água limpa. Utilizo para isso o sistema de fundo, que me permite retirar o tampão. De notar que esta operação deve ser feita com o barco já solto, sem a ancora no fundo, e a navegar a baixa velocidade. A água suja sai para o mar pelos meios de escoamento e deixamos o barco limpo. Num barco, a arrumação e higiene são vitais, embora pareça que há muita gente que não acredita nisso…. 

Detalhe do bojão de escoamento. Reparar que a caixa também abre a topo, para situações em que isso possa ser útil a bordo.


Pormenor do sistema de abertura de fundo. Basta rodar o botão e a água que estiver dentro sai para o exterior.


Características técnicas: a ref S3500 tem uma capacidade para 35 litros, pesa 6,2 kgs e tem as medidas 32cm x 71 cm x 35 cm. 

Considerando a quota máxima de capturas que são permitidas por lei, e o tamanho médio dos peixes que capturamos, esta é uma solução de bom nível, e que nos garante fiabilidade de resultados. 
O peixe chega a casa em muito boas condições. Esta é uma solução tecnicamente perfeita para garantir que tudo corre bem. 

O eng Filipe Feio por exemplo, sugere a utilização deste tipo de caixa…..que nos parece algo excessiva para os 10 kgs + maior exemplar de pescado permitidos por lei.



Vítor Ganchinho



Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال