Comidinha para os nossos peixinhos III - O robalo grande

Quando chegam a esta fase, os robalos já têm muito poucas limitações. Comem em qualquer lado, e aquilo que querem comer.
Já vos disse que um robalo de 8 kgs pode engolir facilmente uma tainha de 1,5 kgs. Caso tenham dúvidas, é irem assistir a um espectáculo nocturno, que passa em cena todos os dias da semana a partir das 11.00h da noite, na saída de águas residuais do Clube Naval de Setúbal: milhares de tainhas são escoltadas por robalos enormes, encostados a elas, a poucos centímetros, e que de quando em quando…engolem uma.



O caranguejo pilado é um alvo do robalo, qualquer que seja o tamanho. Este robalo atacou-me uma amostra de superfície, um Popper, segundos depois de ter ingerido um deles.




O robalo, um eterno lutador, um peixe caprichoso que nos faz duvidar daquilo que sabemos sobre ele. Por vezes estamos no local certo, na hora certa, com o equipamento certo e lançamos para o sítio certo. E as pescarias acontecem.




A tainha deste tamanho é um alvo potencial para robalos a partir de certo tamanho. Trata-se de um peixe com poucas defesas naturais, e que procura os portos, as marinas, para se refugiar. Com sucesso relativo, já que os seus predadores seguem-nas e dão-lhes caça mesmo aí dentro.




No meio de areia e algas, esta é a cor certa para deixar de …existir. Ainda assim, um robalo sabe ao que anda e caso a veja, não terá dificuldade em conseguir realizar a captura.




Reparem no mimetismo que esta lula procura produzir, de forma a confundir-se com o fundo. Apenas olhos experimentados a podem descobrir, se resolver ficar estática é francamente difícil. Torna-se uma transparência.




Um pequeno polvo é algo que também faz parte do menu. Para um robalo grande, a dificuldade de o engolir é nula.




Uma salema significa comida para alguns dias, e não deixa de ser um alvo fácil.




Cardumes densos de cavalas dificultam a acção do caçador.





Nesta situação a tarefa do predador está facilitada, já que pode isolar um peixe e concentrar a sua atenção nele. É mais fácil caçar assim.




Uma navalheira é algo que lhes serve perfeitamente, caso não tenham à mão caranguejo pilado. Quando estão a passear por cima de uma pedra, podem ser surpreendidas.




O robalo, um peixe enigmático, imprevisível, e apaixonante. Este peixe faz-nos deixar a cama quente a horas …impróprias.


Depois de comerem, os robalos procuram um lugar abrigado, discreto, longe das correntes, para repousar. Uma solapa sombria como esta serve-lhes na perfeição. 


Ficam com uma ideia de que existem de facto diferenças no tipo de alimentação do robalo, ao longo da sua vida. É um peixe fascinante, que nos obriga a dar o nosso máximo no sentido de o entender.
E na verdade, quando pensamos que já sabemos algo, eles encarregam-se de nos provar que o melhor é…começarmos de novo.
Nem todos conseguiremos ao longo da nossa vida ter um bicho de 13 kgs ferrado, isso é algo muito raro e que esporadicamente acontece. Mas podemos todos sonhar que o próximo robalo grande a sair... é o nosso.

Voltaremos seguramente ao tema robalo, por ser algo eternamente interessante.



Vítor Ganchinho



Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال