Às bicas com... jigs!

Pois, ….já sei que acham que não pode ser. Mas pode.

Pescar bicas com jigs é algo que faço propositadamente. Trata-se de um peixe que é altamente previsível, e que frequenta sítios muito bem demarcados.
Costumo dizer aos meus colegas que vamos pescar bicas com jigs, e nunca falha. Mesmo pescadores que fazem nesse dia a sua primeira saída de mar, conseguem resultados e tenho casos de pessoas com 6 ou 7 peixes numa saída.
Há zonas onde elas estão sempre, e no momento certo, com o equipamento certo, os resultados são muito previsíveis. Muito mais que pescar o seu congénere pargo, mais irregular de humores.




Para estes peixes, não adianta lançar jigs muito pesados. Quanto mais ligeiros, mais possibilidades temos de fazer capturas sucessivas.


Aqui uma das pequenas, com um jig All Blue. A bica tem a boca mais pontiaguda que o pargo, e é mais agressiva, mais previsível.




O peixe morde uma zona do jig, e acaba por se ferrar também no outro anzol, ou triplo, com o calor da luta. Normalmente não desferram até chegar à superfície.


Mais uma, convencida por um jig a imitar uma pequena sardinha.


E outra, bem presa pelo assiste de cabeça.


Temos bicas até aos 2,5 kgs, e esses peixes dão luta, desde que os procuremos com equipamentos ligeiros, canas, carretos, linhas finas.
A maior parte das pessoas comete a asneira sacramental: compra um jig e ensaia com equipamento pesado.
Em rigor, aquilo que têm nas mãos, é algo que não pode mesmo funcionar. É uma tentativa votada ao fracasso. Pescar com jigs muito ligeiros, 5 a 7 gramas, digamos até 30 gramas, não é compatível com as linhas que normalmente se utilizam em carretos 5000, ...
E quando a animação do jig não é boa, …os resultados são ruins.



Vítor Ganchinho



2 Comentários

  1. Bom dia Vitor,

    Pescar com material desequilibrado e desproporcional ao objetivo necessário, é a mesma coisa que caçar Tordos com zagalotes!

    Abraço!
    A. Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida! Há pessoas que compram as linhas trançadas utilizando um critério imbatível: é o mais grosso que houver à venda.

      Partir não parte, mas limita muito, é um handicap terrível e as pessoas não percebem isso. Mal comparado, é colocar um corredor de velocidade, a correr 100 metros com galochas de borracha cheias de água....

      As bicas não passam os 2,5 kgs nas nossas costas. Uma linha 0.06mm tem 5 a 6 kgs de resistência....


      Abraço!
      Vitor

      Eliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال