Questões de etiqueta

Mais do que ver uma loja Go Fishing, há que senti-la. De facto a loja de Almada não é um mero espaço onde se compram …“materiais de pesca”.
Tem toda uma dimensão cultural, que se percebe, que é intuitiva, que está subjacente nos mais pequenos detalhes, que é entendível mesmo para quem não é do mundo da pesca.
A sugestão de hoje é uma visita guiada por um empresa que nasceu para ser diferente, para fazer história, e …está a fazê-la.
Uma revista de pesca francesa referiu-se ao nosso espaço como sendo “um dos três mais bonitos da Europa”. É um bom ponto de partida para aquilo que lhe queremos mostrar hoje.




A formação de pescadores é um objectivo de sempre. Continuamos a acreditar em pensar previamente os equipamentos, as técnicas, e até mesmo as atitudes.
Para que os resultados sejam os ambicionados, há muito trabalho que é feito em terra, muito antes de chegar ao mar. Também ao nível das atitudes há sempre algo a fazer. Estar do lado do pescador ecologista, que não polui, não lança plásticos e outros objectos ao mar, que prepara antecipadamente um recipiente para depositar restos poluentes, é um bom princípio.




Do nosso ponto de vista, a jornada de pesca deve ser sempre preparada ao detalhe. Por vezes um pormenor simples faz perder um bom dia de mar.
Aqui na foto, uma análise do tipo de fundos que temos na zona de Setúbal, os peixes existentes, e o género de equipamentos mais indicados para os pescar.




Uma loja comum de venda ao público terá uma menor preocupação de disponibilizar revistas da especialidade, cafés e águas gratuitas aos seus clientes.
Tem aqui bibliografia que o pode ajudar a identificar este ou aquele peixe mais raro. Em caso de dúvida, pergunte: tem gente que pode ajudá-lo.
Disfrute do seu tempo disponível. Pode sentar-se e ler, …sem pressa, sem pressão nenhuma.
Fotografou um peixe bom, de excepção? Temos um lugar para a sua foto.




Cada vez mais os artificiais. Há 4 anos que deixámos de trabalhar iscos orgânicos: minhocas, ganso coreano, casulo, navalha, etc.
É tempo de deixar essas miudezas de iscas para os peixes miúdos, para os pequenos alevins que procuram comida no fundo do mar. Deixemos em paz os juvenis!
Pescamos isca viva, (normalmente cavala, um isco gratuito, disponível em todo o lado, e muito apreciado pelos nossos predadores, quer vivo, quer em filetes) para tentar peixe grande, pargos, corvinas, meros, atuns, e utilizamos jigs de pequenas dimensões para conseguir essas iscas vivas. Dessa forma, os custos de compra de iscas reduzem ao mínimo, e os resultados de pesca aumentam exponencialmente.


Quando o tema são carretos, apenas aquilo que é bom interessa. Temos Daiwa Saltiga, temos Shimano Stella, ….o resto deixamos para quem gosta de se entreter a vender carretos que duram alguns meses. A compra de vários carretos “quase bons” custa o mesmo, ou mais, que um carreto de qualidade, o qual dura gerações.



Ter os acessórios ao alcance da mão, ao nível dos olhos e com boa iluminação, ter conforto ao deslocar-se, é algo que normalmente é muito apreciado. O soalho foi feito em madeira importada do Brasil.




Longe de pretendermos esgotar o espaço com materiais de marcas duvidosas, onde impera o “made in China”, aquilo que se procura aqui é ir ao encontro daqueles que procuram os últimos lançamentos de marcas japonesas topo de gama. Qualidade é a pedra de toque das colecções de produtos.
Pode encontrar aqui canas de Jigging, Tenya, Cabura, Kogha, Pesca vertical, Big Game, Light Rock Fishing, Spinning de costa ou embarcado, Spining pesado expedition, canas travel para quem viaja, e ainda canas específicas para carretos eléctricos.




Porque há muitos detalhes interessantes, programe a sua visita com tempo. Nada pior que querer ver tudo em poucos minutos. Não vai conseguir.
Não esqueça que a maior parte dos produtos são os lançamentos dos últimos meses de fábricas conceituadas. Seguramente a maior parte não conhece…e para avaliar cada um, necessita de tempo.


Aspecto da área administrativa de facturação. O balcão é pedra silestone azul.


Aspecto das canoas tradicionais africanas. São os nossos expositores de carretos.


Estas embarcações, feitas em árvore Ocá escavada, já não se fabricam hoje em dia, dado que é impossível esperar tantos anos até que o tronco de uma destas árvores tenha o diâmetro certo. Hoje são feitas com ripas de madeira, de árvores substancialmente mais finas. Estas, eram barcos de pesca que trabalhavam diariamente na faina da pesca, na Ilha do Príncipe, arquipélago de S. Tomé e Príncipe. Foram importadas para este fim, o de servir de expositores para carretos topo de gama.
Em primeiro plano, um Stella, da marca Shimano.




A equipa GO Fishing é formada por pessoas que verdadeiramente vestem a camisola, e dão tudo para o servir.
Estes blusões de pesca, com o interior em tecido polar, e com a etiqueta de qualidade GO Fishing Portugal, são uma das ofertas que temos para quem ali compre equipamentos completos de pesca.
Mas há muitas outras coisas...



Vítor Ganchinho



2 Comentários

  1. Já há algum tempo que adio a visita.
    Agora estou ainda mais curioso.
    Um dia acontece :)

    Abr Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Paulo Hoje saí ao mar e estive a 5 metros de uma baleia anã, preta. Foi uma saída divertida. Relativamente à loja GO Fishing Almada, o que lhe posso dizer é que a Helena está lá dentro barricada, e recebe os clientes com balas de borracha e granadas de fumo. Se fosse a si não ia lá....
      Tente conciliar com um dia de pesca, você vem de longe, pesca primeiro e a seguir passa lá.

      Há algumas coisas em que deve reparar: as linhas fluorocarbono Varivas para as baixadas, ( quer para quem pesca pica-pica, quer para quem faz jigging ou spinning...) que estão por 35% do valor de mercado normal, amostras da Smith, que são de uma perfeição extrema, jigs da Zeake, que parecem peixes vivos, assistes da Shout, que ferram só de olhar ao longe para eles. Por falar nisso acho que devia escrever algo sobre a forma como devemos descravar um anzol cravado no olho, usando ao alicate de abrir as argolas dos jigs. O que me diz?

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال