Aluguer de barcos em "nice price",...a 1 euro.

Neste tempo de pandemia, em que as saídas de mar estão restringidas a quase nada, em que nos vemos confinados a quatro paredes, a vontade de sairmos ao mar é grande.
E quando há muita gente a querer pescar, os barcos de aluguer, vulgo embarcações MT, Marítimo Turísticas, esgotam rapidamente toda a sua capacidade.

A pressão para conseguir um barco, qualquer que seja, é tremenda. Porque o dinheiro não abunda, isso leva os interessados a fazer piruetas no sentido de convencerem os proprietários de embarcações a fazerem preços muito baixos, acessíveis, (mas ainda assim exigindo resultados de pesca estratosféricos, caixas cheias de peixe...porque sim).
Ora sabemos bem que isso é querer o melhor de dois mundos, pretender pagar pouco e querer empurrar o barco para longe, para pesqueiros pouco explorados.
Não é fácil conciliar baixo custo com peixe de alta qualidade.

Pois hoje trazemos aqui ao blog uma proposta simpática e imbatível de alguns barcos que podem ser alugados por 1 euro!
Sim, um dia inteiro de pesca, por 1 euro. Vamos ver os iates:




Esta embarcação, a que veem em primeiro plano, (não a fragata que está por trás), equipada com um motor de 0 cavalos, pode ser alugada em regime de time-sharing, quer individualmente, quer por grupos de pescadores até 142 pessoas, desde que devidamente acondicionados, com mascara e respeitando a distância social.
Tem uma agradável visão inferior panorâmica para o mundo subaquático, e à hora certa da maré permite fazer pesca vertical com isco orgânico: navalha, lingueirão ou casulo em pacote humedecido.
O pesqueiro, embora algo ventoso, não tem muita profundidade: 5 a 10 cm na enchente, e cerca de 0 cm na vazante, sem aguagem.
Trata-se pois essencialmente de uma zona de pesca destinada a técnicas ligeiras superficiais: eventualmente para spinning com amostras com fateixas de barbela, poppers, ou corrico de rampa. Para quem está menos familiarizado com esta técnica, o corrico de rampa é feito com o pescador a correr rampa acima, com a cana de carbono na mão, arrastando a amostra uma dezena de metros atrás. Não sendo de todo uma técnica muito produtiva em termos de peixe, não o é menos que muitas outras que são profusamente praticadas no nosso país.
A embarcação tem solário na proa, ideal para duas pessoas casadas, solteiras ou amantizadas, dando-se bem, mas pretendendo a preservação da sua intimidade pessoal, logo…uma de cada lado do cabeçote central.
Para quem gosta de pescar e ao mesmo tempo apanhar banhos de sol, o proprietário propõe uma solução de pesca surf casting, a lançar em tronco nu, para a linha de água sempre próxima, mesmo na vazante.
Permite ainda a pesca de jigging a três pessoas de cada bordo, o que possibilita dividir os custos de aluguer por seis, ou seja 0.16 cêntimos a cada pescador. Não é caro.
Com um pouco de boa vontade podem ter ainda bar aberto, pois o restaurante Capítulo fica a menos de um minuto do pesqueiro, e tem sempre cervejas frescas e tremoços.




Cada vez mais os comandantes se preocupam com a questão dos resíduos deixados pelos pescadores nas embarcações de pesca lúdica.
A questão dos microplásticos é um tema premente, do dia. A reciclagem é um imperativo e não pode estar nunca demasiado longe dos nossos horizontes.
Tal como a medicação receitada pelo nosso médico, tem de nos acompanhar sempre.
A empresa proprietária é muito pouco complacente com descuidos e desleixos por parte dos pescadores interessados no aluguer desta embarcação.
Em rigor, a tolerância a restos de lanches, linhas de pesca e caixas de iscos abandonadas não é muita. Procure deixar tudo limpo, como encontrou, sem deixar vestígios da sua passagem pela embarcação.
A natureza agradece.


Uma proposta interessante: esta embarcação dispõe de fogareiro na consola central, para assar sardinhas na brasa, bem como navalhas abertas na prancha, com sumo de limão. Porque questões de segurança não são negociáveis, o sistema de detecção de incêndios está ligado à central de alarmes HardTudo.


Aspecto da ré, com comodidade, espaço e conforto para diversos pescadores de linha. Por um preço irrisório de um euro por um dia inteiro, pode sentir-se aqui como se estivesse em sua casa.


Detalhe da estrutura de casco, bem desenhado pelo arquiteto naval. Sabemos que é muito corrente que os grupos de clientes, mesmo aqueles que apenas pretenderiam alugar o barco por 2 a 3 minutos, para uma saída de mar em família, ou para acções de “team-building” de empresas, acabam por adorar o espaço e muitas vezes por alugar por 4 a 5 minutos, prolongando assim a sua estadia a bordo.


Também existe esta versão, parqueado na Marina de Sesimbra, mas não tem nem metade da graça. A qualidade não é muita e para além disso, é bastante mais cara. Não justifica.
Trata-se de um barco para 8 pescadores +2 pessoas de tripulação, o qual, pese embora os sistemas eletrónicos, Sonda , GPS, Radar, VHF, o frigorifico, micro-ondas, 3 camas, mesa de refeições, balsa salva-vidas oceânica, coletes de segurança, etc, ainda assim não inspira confiança. Não aconselhamos.





Vítor Ganchinho



Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال