O DECLÍNIO DOS NOSSOS PESQUEIROS

Quem pescou no mar em tempos idos, olha para a escassez de peixe que se verifica nos dias de hoje e fica deprimido.
As pedras perderam vida, e hoje em dia é cada vez mais difícil encontrar peixe interessante nas zonas de acção regular dos barcos de pesca lúdica.
A frota pesqueira profissional não ajuda em nada: cometem-se atrocidades que passam pelo arrasto, pela largada de redes de cerco que vão do fundo à superfície, não poupando um único ser vivo que fique dentro do copo. Como pode ser possível que esse sistema não seja proibido?!
Faz sentido pescar peixe para fabricar rações para animais?!




Para as empresas de charters marítimos, não é indiferente que haja ou não peixe. Confrontadas com a impossibilidade de agradarem a gregos e troianos, ou seja, com o facto de as pessoas quererem pagar o mínimo possível, 15 ou 20 euros, e trazer grandes quantidades de peixe que possam consumir e se possível vender aos vizinhos, estas empresas vivem da expectativa que os seus clientes têm de encher as caixas, sabendo de antemão que isso não irá acontecer. Os profissionais sabem quando há e quando não há peixe. Mas têm de manter a esperança bem alta, pois é isso que facturam: esperança de pesca.
Que não acontece, e que eles adivinham perfeitamente que não irá acontecer. Muito mais por saberem que o seu raio de acção é limitado por dois factores que não podem ultrapassar: o baixo valor que os seus clientes aceitam pagar e o custo acrescido dos combustíveis.
Por enquanto, esses barcos MT vivem de resultados antigos, de pescarias feitas noutros tempos. O declínio da qualidade das pescarias é evidente e não permite dúvidas. As pescarias de ontem não enchem as caixas de hoje.
O engano não irá durar muito tempo. A cada dia será mais e mais difícil conseguir convencer alguém de que pagando meia dúzia de euros, isso é suficiente para chegar a pesqueiros não demasiado explorados, “virgens”, que têm peixe a rodos, de grande tamanho.
Um destes dias, os barcos de pesca MT estarão cheios de gente que começa a pescar, gente nova que ainda acredita, e de gente que, pese embora sabendo que não vai pescar nada, ainda assim aceita pagar para passar uns momentos no mar.
Ou seja, de gente que, ou porque não sabe, ou porque não se importa, ainda assim vai.
Mas não irão para sempre.




Ficarão sempre os pescadores de sempre, aqueles que, com ou sem peixe, vão ao mar. Aqueles que, mais que sucesso na pesca, querem ter alguns momentos de paz e sossego.
Para esses, haver mais ou menos peixe, será apenas mais um detalhe.
Há um limite para tudo, e seria bom pensar que está nas mãos do Governo legislar no sentido de proibir todas as artes de pesca que dizimam toneladas de peixe de um só lance. A natureza não tem meios nem pode responder a tamanha catástrofe.
E os pescadores lúdicos, que retiram do mar o que podem, grande e pequeno, terão de mais tarde ou mais cedo, de se mentalizar de que soltar os pequenos peixes é garantir os grandes.
É necessária toda uma força colectiva, uma mentalização geral de que o peixe pequeno ainda não cumpriu a sua função reprodutora e que por isso deve ficar lá, no mar.
Os peixes recuperam rapidamente os seus efectivos. Se lhes dermos tempo para isso.




A GO Fishing Portugal, faz pesca selectiva, procura apenas grandes exemplares e incentiva à libertação de peixe miúdo. É-nos possível fazê-lo dado que limitamos as nossas saídas a um número restrito de pessoas, que partem do cais a saber que o objectivo não é encher uma caixa de peixes pequenos. É pescar um peixe que encha a caixa.



Vítor Ganchinho



6 Comentários

  1. Boa tarde Vítor,

    Este é com toda a certeza o caminho a tomar, as mentalidades têm de mudar e rápido, pena é o nosso governo estar em direcção inversa!
    Apesar de todos nós também ter mos a nossa cota parte neste declínio, não me canso de dizer que a nossa mentalidade continua muito pequenina!

    Abraço,
    A. Duarte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde António Duarte Nunca nos recordaremos de uma caixa cheia de pequenos peixes. Mas guardaremos na memória um peixe de excepção, um bom pargo de 7 ou 8 kgs, uma dourada de 5 kgs. Isso é o que fica na nossa memória.

      Não é demais fazer chegar essa mensagem a pessoas que pescam sobretudo pela quantidade, pelo peso total.

      Na minha opinião, podemos fazer melhor que isso. Temos essa obrigação, em relação às gerações futuras.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
  2. Boas. Deixo só o reparo, que no que toca a pesca embarcada os valores andam nos 40/50€ a saída é não os 15/20... Concordo p oklenamente que cada vez se apanha menos peixe, cada vez mais pequeno, os pesqueiros são sempre os mesmos ou quase. Não sei quantos barcos de pesca fundada têm em Peniche, mas deve de ser um 7/8 a levar 10/14 pescadores. Todos dias, num raio que não é assim tão grande.... Qualquer dia, nada em condições se apanha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Vitor Silva Na nossa zona há quem cobre 15 euros. Na verdade, são barcos que saem do porto, dobram o molhe e fundeiam. Os pescadores que vão acreditam numa verdade que há muito deixou de o ser: " Onde há água há peixe"....
      Não tem nada a ver. Não há mesmo peixe bom, grande, adulto,...barato.
      E se continuarmos a dizimar os cardumes da forma que o estamos a fazer, dentro em breve conseguir ver a cana a vibrar, só mesmo tomando um comprimido daqueles que se vendem nas discotecas, uns tais de ... "Extasy"...ou lá o que isso seja.....

      Nós fazemos de forma diferente, com custos muito mais elevados, porque divididos apenas por duas a três pessoas. Mas vamos onde está o peixe, não onde a soma dos valores recolhidos nessa saída, passados a combustível, permitem levar o barco. São opções.
      E se a gasolina continuar a subir, vamos aumentar os valores. Nunca foi tão caro pescar, e pode nem ficar por aqui.

      Há barcos onde, quando alguém consegue pescar um peixe, vai tudo ver e fotografar...
      Aqui deste lado, ainda não chegámos a isso, por enquanto apenas é válido para quem fundeia o barco nos areais da Soltroia, a 5 metros de fundo, e fica à espera. As pessoas deixam-se dormir ...



      Abraço!
      Vitor

      Eliminar
    2. É de barcos desses para poder apanhar Peixe de seu nome que procuro. Quando vou no barco, não é a quantidade que me priocupar mas sim o tipo de peixe e sua grandeza que me enchem a alma. Mas por estes lados, a culpa é sempre de "mar calmo" não dá peixe grande.. Certo é, que mesmo com ele mexido em 12 pescadores sai 2 ou 3 pargos de quase 1 kg :!( abraço e boas pescas

      Eliminar
    3. Boa tarde Vitor Silva Resolver essa equação não é tão fácil assim. A questão é que aquilo que a maioria dos pescadores nacionais faz quando quer sair à pesca, é analisar quem faz mais barato. Isso cria uma pressão tremenda sobre os capitães dos barcos, porque de um lado têm de considerar a distância dos portos até aos pesqueiros onde sabem que há mesmo peixe. Do outro lado, têm o número de moedas de euro que as pessoas estão dispostas a entregar-lhes para que ele as leve a esses pesqueiros. E olhando para uma coisa e outra, ...não coincide. Ou seja, aquilo que as pessoas querem pagar não chega para o combustível, mesmo que se trate de gasóleo agrícola....( eu utilizo gasolina, para fazer em minutos aquilo que outros barcos fazem em horas. O tempo da viagem não é tempo útil de pesca!).
      Por isso, a maior parte das embarcações fica onde ficam todas as outras, e pescam aquilo que pescam todas as outras. Einstein disse um dia algo como " É absurdo que alguém que faz todos os dias a mesma coisa, da mesma maneira, possa esperar obter resultados diferentes.."
      E esta é a questão.
      Há muito decidi que um peixe de 10 kgs é melhor que 10 kgs de ...peixe miúdo.
      Por isso estou sempre com excesso de pessoas para levar, e não tenho vagas já para este ano. Não há possibilidades de levar mais ninguém, porque eu não quero mais que 4 pessoas no barco, preferencialmente apenas duas ou três. É muito mais caro, porque as despesas incidem sobre um número restrito de pessoas, mas o peixe que está na pedra é dividido não por 16 pessoas mas apenas por 2 ou 3. No fim, compensa. É o que dizem as pessoas que saem comigo, que, ao quererem repetir, e porque se cria uma relação de confiança e amizade, acabam por limitar as saídas de outras pessoas novas. Mas eu sou só um, e por mim está bem. As minhas saídas são mais ao jeito de aulas práticas de pesca. Levo o tempo a explicar o que se está a passar lá em baixo, e como fazer para obter melhores resultados.
      Fazemos diversos tipos de pesca, diferentes técnicas, com equipamentos diferentes. E topo de gama. É raro o dia em que não entram robalos e pargos bons, XXL. E as pessoas insistem em repetir.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال