O NOVO CARRETO DAIWA SALTIVA IC


É uma pena que as feiras japonesas de material de pesca tenham sido, (mais uma vez devido ao Covid 19), canceladas para o ano de 2022.
Com efeito, nem Osaka, nem Yokohama se irão realizar com presença de profissionais e público em geral. A primeira por ter o governo japonês decidido unilateralmente que as instalações seriam necessárias para instalar centros de vacinação, a segunda, a feira de Yokohama, essa irá realizar-se mas em regime de divulgação electrónica, sem visitantes.

É mesmo pena, porque a quantidade de novos produtos para mostrar ao mundo é enorme. Os criadores não pararam de inovar, de pensar e produzir novas soluções de pesca.
E querem mostrá-las ao mundo!

Acontece que valores mais altos se levantam. A saúde das pessoas está primeiro.
As alternativas a este status não são muitas, a pandemia limita os ajuntamentos de pessoas, e o Japão ainda está com problemas graves nesse campo.
Pelo que resta estar atento ao que as marcas mais conceituadas vão lançando por via electrónica, e tentar aproveitar aquilo que nos interessa.
Foi o caso de uma peça que me chamou a atenção, por encaixar bastante no conceito de pesca que faço cada vez mais, LRF e Jigging ligeiro. Porque me divirto muito mais, porque consigo peixes de boa qualidade, porque fisicamente não é extenuante, e porque me permite estar permanentemente em acção, com picadas sucessivas.
Aquilo que faço passa muito por lançar jigs ligeiros a profundidades relativamente baixas, não mais de 80/ 90 metros. E estes carretos são perfeitos para isso.
Falo-vos de dois modelos, os carretos Saltiga 21 IC 100 L e Saltiga 21 IC 300 L, da Daiwa.


Também a pega pode ser diferente, e com isso permitir mais ou menos enrolamento de linha por manivelada. Vejam aqui acima o sistema de manivela SJ.


A marca produz versões com manivela à direita ou à esquerda. E também dois modelos de manivelas. Ambos bons.


Sabemos que no nosso país há uma declarada preferência pela manivela à esquerda. Pese embora no Japão seja exactamente o oposto.
Mas a marca previu isso e produz nas suas fábricas japonesas ambas as possibilidades.


Aqui montei o carreto numa cana de jigging ligeiro, com uma pega X-Seat. Muito confortável.


A ergonomia destes conjuntos é cada vez maior, e permite a melhoria da performance do pescador.


Existem versões desta pega em direito/esquerdo, e com maior ou menor relevo. Um dia todas as canas serão assim, de fábrica.


Não obstante a robustez e elevada capacidade de carga, estes carretos são leves, pouco mais de 300 gramas, e não nos cansam.


Pormenor do compartimento onde é aplicada uma pilha. A abertura é feita utilizando uma moeda. Basta isso e passamos a ter uma grande quantidade de informação útil enquanto pescamos.


Passo-vos algumas das suas características técnicas:


SALTIGA 21 IC 100 L

Rácio de voltas por manivelada: 6.3 – 1
Peso: 310 gr
Drag: 7 kgs
Linha recuperada por volta: 70 cm
Rolamentos: 11 unid
Capacidade de linha: PE 1—400 mts PE 2—200 mts


SALTIGA 21 IC 300 L

Rácio de voltas por manivelada: 6.3 – 1
Peso: 385 gr
Drag: 10 kgs
Linha recuperada por volta: 84 cm
Rolamentos: 11 unid
Capacidade de linha: PE 2—400 mts PE 3—250 mts


Como principais inovações, encontro-lhes o seguinte:


- Display luminoso, alimentado por pilha de baixa tensão.

- Avisador sonoro de chegada de linha a 5 metros da superfície.

- Marcador digital de metros de linha saída do carreto.

- Indicação de velocidade de recuperação

- Estética irrepreensível

- Qualidade extrema de todos os componentes


Podem ver aqui alguns detalhes mais:




A GO Fishing Portugal pode importar estes equipamentos, para quem entender que é chegado o momento de ter um carreto de luxo.
O tempo de chegada é de cerca de 3/4 semanas.



Vítor Ganchinho



Comentários

  1. Bom dia Vítor,
    Para mim que sou um leigo na matéria, parece me um Rolls Royce dos enroladores de linha!
    Que peça "má linda".
    Podia muito bem pendura lo por cima da televisão da sala, admirando o, enquanto a mulher vê os programs de culinária.

    Grande abraço Vítor
    A. Duarte

    ResponderEliminar

Enviar um comentário