Para quem faz a gestão de uma loja de productos destinados à pesca à linha, não deixa de ser estranho o tipo de pedidos que por vezes se recebem.
Se a solicitação de redes de emalhar é algo comum, tresmalhos, panos de rede com 1500 metros, etc, já outros pedidos são bem mais estranhos.
É obrigação de quem recebe uma destas pessoas tentar dar o seu melhor no sentido de providenciar materiais que permitam a pesca a peixes longínquos, por mais estranhos que sejam.
A primeira medida é sempre a de encher o peito de ar e respirar fundo. A seguir, vai ver-se quais as condições de pesca dos locais onde existem estes peixes, pesos médios, técnicas, e então sim, sugere-se algo.
Há poucos dias, um bem disposto cidadão brasileiro, com ar de pessoa feliz e de bem com a vida, e mais ainda por ir pescar para o Pantanal, em Mato Grosso, enviava então um pedido muito sui generis.
Oi gente, vou aí à loja agora levantar isto:
1 Vara de 12 a 17 lbs, para pescar tucunarés e piraputangas
1 Vara de 20 a 30 lbs, para pesca dos dourados e pacus
1 Vara de 40 a 60 lbs, para pesca de peixes de couro e tambaquis
1 Carretilha de perfil baixo com capacidade de 80 a 100 metros de linha, para tucunarés, piraputangas e pacus
1 Bobine de linha de 40 lbs para pesca de tucunarés
1 Bobine de linha de 45 lbs fluorocarbono para pesca de piraputangas
Bom...
O Tucunaré amarelo, um peixe muito bonito, e um lutador por excelência. |
O dito Piraputanga... |
E o pacu, um comedor de bagas... |
Guardarei sempre na memória uma senhora que pretendia “linha de pesca grossa” para o marido. Que não, que não tinha ideia do diâmetro certo, mas que teria de ser mesmo muito grossa.
À inevitável pergunta ”mas para que técnica é a linha...?” a resposta chegou muito evasiva, com um silêncio muito pouco esclarecedor.
Porque há baixos de linha que são feitos para os marlins, os atuns de grande porte, a GO Fishing acaba sempre por ter algumas meadas de linha para leaders com diâmetros avultados.
Mas porque isso são circunstâncias muito especiais, sugeri o diâmetro de 1mm como sendo algo já mais que suficiente para uma boa baixada para os safios, por exemplo.
Resposta: "_Não! Um fio de 1 mm é muito fino! Quero pelo menos 3mm de grossura, e basta-me 1 metro. É para o meu marido utilizar na roçadora, para cortar as ervas do quintal"...
Vítor Ganchinho