AS MARÉS - COMO SER FORMAM?

Sabemos que existem e sentimo-las a cada saída de mar.
Com diferenças médias de 3 metros de água entre máximos e mínimos no nosso país, estranho seria que não as conseguíssemos ver.
As marés estão aí à frente dos nossos olhos e influenciam decisivamente todas as nossas acções de pesca. Podemos não acreditar que têm influência sobre o comportamento dos peixes, mas têm e muito. Mais que isso, os peixes movem-se e alimentam-se em função delas.
Se é assim, se fazem a diferença entre pescar e não pescar, é forçoso reconhecer que não nos podem ser indiferentes, e por isso mesmo, todos nós devíamos saber muito sobre elas.
Porém, há ainda muita gente que não sabe exactamente a que se devem as marés. Nem tem uma ideia muito precisa dos seus tempos, nem aquilo que motiva as suas amplitudes. Sabem apenas que a água sobe e baixa...
Assim sendo, pareceu-nos oportuno dar algumas explicações técnicas sobre o tema. Hoje no blog…as marés.

A gravidade da Lua, por esta estar mais próxima de nós, é o principal factor de mudança dos níveis de água do mar.


As marés são causadas pela atração gravitacional de dois corpos que se encontram longe, a distâncias diferentes, e que muito dizem ao nosso planeta: o sol e a lua.
As massas líquidas, os nossos oceanos, deslocam-se de acordo com a maior ou menor proximidade a que se encontram de cada um deles. Vamos ver em que proporções cada um influencia, e de que forma.
O sol é uma massa mesmo muito grande, e pese embora esteja bastante longe de nós, acaba por ter uma enorme influência nos nossos mares. Como a terra gira em torno do seu eixo, o lado voltado para o sol sofre uma forte influência da sua força de gravidade.
Digamos que a água “vai atrás de” …move-se na sua direcção, por influência da mesma força que nos atrai a nós para o chão, a gravidade. Não fora ela, a gravidade do nosso planeta, e a nossa vida seria bem diferente...
A lua, não obstante ser muito mais pequena, está bem mais próxima da Terra, a distância é muito menor, e por isso faz-se sentir de forma mais forte. É por isso mesmo o factor que mais controla as nossas marés.
De tal forma que, à medida que gira sobre nós, o lado da Terra mais próximo da lua tem a sua maré alta. A água é atraída na sua direcção.


A desproporção de tamanho entre o sol e a lua, e por conseguinte as suas diferentes capacidades gravitacionais, é compensada pela maior proximidade da lua ao nosso planeta.


O que acontece se o sol e a lua estiverem a puxar na mesma direção? A resposta para isso está na nossa próxima linha.
As marés grandes, ou “marés de Primavera”, ocorrem quando o sol e a lua se alinham, ficam ambos do mesmo lado, e combinam a sua enorme força gravitacional no mar, fazendo com que as águas se movam ainda mais que o normal.
Isso acontece durante uma lua nova ou lua cheia. Nós pescadores dizemos deste fenómeno algo como “temos luas grandes”. Nestas alturas, sabemos que vamos ter muita corrente, forte, e isso vai inevitavelmente influenciar a nossa capacidade de manobra, a forma como pescamos, e consequentemente os resultados da pesca. Não necessariamente para pior, pois se é verdade que teremos mais problemas técnicos a resolver, aquilo que chamamos de “aguagem”, o que obriga a colocar mais peso nas linhas, por outro lado também o peixe estará mais activo e mais disponível para morder.


Bem visível nestas duas fotos o factor marés, a diferença de uma maré vazia para uma maré cheia é enorme. O peixe entra na maré cheia, já se sabe.


Sete dias após uma maré muito grande, o sol e a lua estão em lados opostos, antagónicos um com o outro, cada um a “puxar” a água para o seu lado, neutralizando-se. O que significa que a altura da maré está no seu ponto mais baixo.
Esse momento acontece quando a amplitude das marés é mínima e é conhecida na gíria por todos nós como... “maré morta”. Em termos de estrutura é isto que podem ver a seguir, a lua de um lado, e o sol do outro, a anularem-se nas suas forças de atracção.




Com que frequência ocorrem as marés vivas? Sabemos que acontecem duas vezes a cada mês lunar. Um mês lunar é o período entre duas luas cheias, ocorrendo a cada 29,5 dias.
E quantas marés há por dia? As marés altas ocorrem a cada 12 horas e 25 minutos. Como resultado, há duas marés altas e duas marés baixas todos os dias para a grande maioria das áreas, conhecido como ciclo de maré semidiurno.
Algumas áreas em áreas geográficas únicas, como o Golfo do México, têm apenas uma maré alta e uma maré baixa por dia. Isso é conhecido como um ciclo de maré diurno.
Como são calculados os tempos de maré e as previsões de altura?
Os tempos das marés são calculados principalmente com base em padrões astronómicos, como a órbita da Terra ao redor do Sol e a órbita da Lua ao redor da Terra.
Dito isto, prever as alturas e horários das marés não é tão fácil quanto podem imaginar. Mas pode ser feito, tomando em consideração factores como a posição da Terra em relação ao Sol, e a Lua em relação à Terra.
Em todo o mundo, existe uma rede de estações de marés que medem factores adicionais que auxiliam no cálculo dos tempos e alturas das marés. Esses incluem:
• Níveis de maré, velocidade e direção do vento, temperaturas atmosféricas e da água, pressão barométrica. Características topológicas, como massas de terra e penínsulas, (podem limitar ou aumentar o fluxo de água, o que também afeta os tempos de maré e as previsões de altura).
É por isso que as previsões de marés são feitas para locais pré-definidos em todo o mundo onde o impacto é conhecido e as estações de marés estão presentes.
A maior amplitude de maré acontece no Canadá, na Baía de Fundy, a qual chega em média aos 16.3 metros de diferença entre a maré baixa e alta. Em situações extremas, pode mesmo atingir os 19 metros. Nesta baía, dá-se a entrada de aproximadamente 115 biliões de toneladas de água, a cada seis horas.
Para aqueles que gostam de cálculos matemáticos, aí vai.

De acordo com a Lei da Gravitação Universal, a Força gravitacional exercida por um corpo de massa m1 sobre outro corpo de massa m2, que estão separados pela distância d, é dada por:


Sendo que G é a constante de gravitação universal.
De acordo com essa equação, vemos que quanto maiores as massas e menores as distâncias, maior será a força gravitacional. Embora o Sol tenha massa muito maior que a Lua, a força gravitacional da Lua sobrepõe-se à do Sol porque a distância entre a Lua e a Terra é muito menor.
As marés altas ocorrem nas regiões que estão mais próximas ao Sol e à Lua, enquanto nas demais regiões ocorrem as marés baixas.


Sabemos que a água sobe e baixa. Para pescarmos bem, temos de saber esperar pela …“conta de água”. Na vazante, podemos ter pesqueiros a seco, e por isso ter de aguardar que voltem a ter água. E peixes.


Em resumo:

As deformações experimentadas pela água dos oceanos como efeito da atração que a Lua exerce sobre a Terra, são denominadas marés lunares.
Devido à rotação da Terra para este, as marés deslocam-se para oeste. Se nos fixarmos num determinado ponto, cada preia-mar ocorrerá a cada 12 horas e 26 minutos e o tempo decorrido entre a baixa-mar e a preia-mar é de aproximadamente 6 horas e 14 minutos.
Como a rotação da Terra demora 24 horas e 50 minutos e o dia solar médio é de 24 horas, em cada dia as marés ocorrerão cerca de 50 minutos mais tarde.
O efeito da atração solar sobre a água do mar também é significativo, mas dada a distância do Sol em relação à Terra, a atração solar é cerca de 0,4 vezes o efeito lunar, pelo que as marés são reguladas fundamentalmente pela Lua.
Quando a Lua e o Sol estão em conjunção ou oposição no sistema Sol-Terra-Lua, as marés são mais intensas (cerca de um quinto mais do valor médio da maré) e estão associadas à duração do mês lunar, em cada 14 dias e 18 horas, isto é, nas fases da Lua cheia e Lua nova.
São conhecidas como marés vivas.
Quando o Sol e a Lua, estão em quadratura, isto é, em quarto crescente ou quarto minguante, os efeitos opõem-se e o resultado é uma maré com uma amplitude cerca de um quinto inferior à média. São conhecidas com o nome de marés mortas.

Como o movimento da translação da Lua em torno da Terra tem uma órbita elíptica, mais pronunciada que a descrita pela Terra em torno do Sol, passará por um ponto mais próximo da Terra (perigeu) e por outro mais afastado (apogeu).
Nestes pontos as marés aumentam ou diminuem a amplitude de 15 a 20 por cento. Se o perigeu coincide com as marés vivas, a amplitude alcançada pela maré é elevada, se a coincidência ocorre no apogeu, com uma maré morta, a oscilação da amplitude é muito pequena.
Apogeu e perigeu ocorrem todos os meses lunares.
Pode-se dizer que no globo terrestre há continuamente duas zonas de maré alta e outras duas de maré baixa que se deslocam para oeste, concluindo uma volta à Terra em cada 24 horas e cinquenta minutos.

Pode ser?



Vítor Ganchinho



Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال