COMO CAÇAM OS PEIXES? - CAPÍTULO I

Aquilo que vos passo é o resultado de algumas dezenas de anos a “passear” debaixo de água. Pressupostamente a fazer caça submarina, mas dando prioridade absoluta ao lance, ao momento, respeitando os protagonistas, tentando interferir o mínimo possível. Tão pouco quanto aquilo que pode um ser humano, uma “coisa desajeitada” com mais de dois metros de silhueta, corpo+ barbatanas, que nada pior que qualquer peixe, que não tem a mínima aquaticidade quando comparado com uma vulgar e reles boga, mas que ainda assim foi capaz de ver coisas com estes olhos que a terra irá um dia comer.
Fazer mergulho é algo de fascinante, e dá-nos a possibilidade de viver emoções incríveis. Na descida mais insuspeita, de repente aparece-nos algo que é absolutamente transcendente. Quando nos parece que vamos baixar uma ou duas dezenas de metros e que vamos ver o que vimos anteriormente, um buraco preenchido com um imponente safio, rodeado dos seus inseparáveis camarões, ou cavaquinhos, ou santolas, ou tudo junto, acantonados cada um a seu canto da gruta, eventualmente uma abrótea vaidosa dos seus bigodes brancos, ou um preguiçoso rascasso entretido a comer uns quantos alevins de peixinhos mais atrevidos, eis que surge aquele espectáculo diante dos nossos olhos.
Tenho felizmente assistido a centenas ou milhares deles, desde que ainda moço novo arrisquei meter a cabeça debaixo de água.


O que vai na cabeça de um robalo? Como podemos um dia conseguir adivinhar aquilo que pretendem, como decidem ir aqui ou ali, e quando?...


Hoje é uma parede de dezenas de corvinas, no seu cobreado brilhante, com os seus pontos laterais bem marcados, amanhã é uma nuvem de robalos com milhares de peixes que nos cercam e rodopiam à nossa volta, curiosos.
Maravilhas que encontrei em tantos sítios da nossa costa, dos Farilhões, ao largo das Berlengas, às pedras de Sines, onde ainda hoje pesco à linha. Nessas alturas, a prioridade sempre foi a de respeitar a harmonia de um cardume que merece mais que um mísero disparo de uma arma de elásticos. Nessas alturas, o caçador cede ao biólogo, e aquilo que se faz é aproveitar, disfrutar de uma visão que muito poucas pessoas já tiveram. Nunca poderei ter a veleidade de contar peixes, uma a um, mas estimo ter estado a espreitar em frestas atestadas, porventura com mais de 1000 sargos de grande tamanho. Sim, aqueles com dentes pretos, velhos, largos de dorso e imponentes nos seus 2 kgs de peso. Nessas alturas, o caçador desaparece, desvanece-se como por artes mágicas e dá lugar a quem tem a perfeita noção de que há prioridades a respeitar.
Ter o privilégio de estar a um metro de uma “palete” de peixes é algo que devemos saber merecer. E isso começa por saber guardar o local, não o divulgar, de forma a que esses peixes possam reproduzir em descanso.




A informação que consegui recolher durante anos a fio de mergulhos intensivos, para mim…preciosa, serve-me para poder confirmar ideias que tenho sobre a dinâmica dos cardumes.
Estar presente nos momentos em que acontece algo é de tal forma positivo que muitas vezes é o suficiente para fazer o nosso dia. Um lance é tudo aquilo que faz falta.
Um pargo riscado de 6 kgs que se aproxima de nós atraído pelo esgravatar de um dedo na areia, …pelo levantar do poalho, um cardume de lírios que roda curioso sobre nós, a cumprir um comportamento conhecido de todos aqueles que estão habituados a visitar aquele estranho mundo, vale sempre a pena.
Temos muita gente boa, gente a mergulhar com muita genica, com entusiasmo. Quando a forma física reduz as nossas possibilidades de ir lá abaixo, lançamos jigs, lançamos amostras. Sabendo antecipadamente qual o terreno de jogo. Acreditem que hoje, quando pesco em determinadas zonas, naturalmente mais baixas, na casa dos 20/ 25 metros, sei exactamente em que local o meu jig está a cair, de onde pode sair um robalo, um pargo, uma bica. E isso é uma vantagem enorme.
Ter tido acesso a estes locais, ter aproveitado aqueles míseros 30/ 40 segundos de permanência colados ao fundo, (que a quem mergulha parecem sempre poucos porque tem de adicionar mais o tempo de descida e subida), para ver como acontecem as coisas, ajuda-nos a entender de que forma cada espécie faz pela sua vida.
Ser capaz de ficar colado a uma ponta de rocha e observar como um pargo ataca uma lula, ou um robalo engole um carapau, ou um polvo se lança aberto sobre uma navalheira desprevenida, é um espectáculo da natureza que devemos saber merecer.

Aquilo que vos trago hoje ao blog é resultado desses anos de mergulho. Os predadores não procuram, encontram e atacam as suas presas todos da mesma forma.
As diferenças são mesmo muito significativas e se o resultado final é o mesmo, peixe grande come peixe pequeno, os métodos não podiam ser mais diferenciados.
Pode ajudar-nos a pescar saber como tomam a iniciativa de arrancar direitos a um pequeno peixe. Porque isso ensina-nos a conseguir visualizar a forma como irão atacar a nossa amostra.
Questões como tamanhos, pesos, velocidade de recuperação de uma amostra, têm a ver com as capacidades físicas e voluntariedade que os predadores aplicam quando mordem os nossos anzóis.
Sei que conseguem imaginar a velocidade necessária para que um destes peixes consiga vencer a resistência que o meio líquido impõe a quem se quer deslocar de um ponto para outro.
Os nossos predadores são naturalmente rápidos, embora a mim, em termos pessoais, me pareça que alguns de nós pescadores “exigimos” demasiado dos peixes que queremos pescar.
Para algumas pessoas, pescar de Verão ou de Inverno é igual. Se em Julho um robalo ataca uma amostra a uma velocidade felina, se faz um sulco à superfície e consegue mordê-la, porque não faria o mesmo no Inverno? Pois, é um erro crasso. Com águas frias, o peixe “congela” e todos os seus movimentos são muito mais pastosos, lentos, e por isso mesmo, a velocidade de pesca que imprimimos à amostra no Verão não nos rende peixe na caixa.
Algumas pessoas adquirem carretos HF, High Frequency, concebidos para pescas muito rápidas, onde a velocidade de recuperação se impõe. Na verdade, nem sempre. Pode mesmo ser contraproducente. Não será por acaso que os fabricantes de renome têm nas suas gamas carretos ditos standard, e outros de alta velocidade. Há momentos para uns e momentos para outros.
Bem sei que está fora de questão que alguém adquira um carreto de spinning para águas quentes, e outro para pescar de Inverno. Na maior parte dos casos, o carreto acaba por ser o mesmo que é usado para pesca vertical, onde a velocidade de recuperação se impõe, à falta de peixes de grande porte.
Se aquilo que pescamos é sempre pequeno, qual o motivo de comprar carretos de força? Aquilo que podemos fazer é recolher de forma mais lenta no Inverno, dando tempo, dando possibilidades ao peixe de conseguir reagir.
Mas não queria desviar-me demasiado da questão “predadores”.


Robalo croata. Foto enviada por um cliente GO Fishing com uma amostra de superfície da DUO. A utilizar em zonas baixas, até 3/4 metros.


Clique AQUI para ver na Loja



Amanhã vamos tentar entender de que forma caçam os peixes, que diferenças existem entre eles.



Vítor Ganchinho



Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال