ESTAMOS NAS 200.000 VISUALIZAÇÕES!!

Aquela bolinha azul, ao lado da lua….somos nós! É mesmo aí que nós pescamos.
Não sei se estão a ver o problema: parece pequena, mas nela cabem todos os pescadores do mundo, e todos os seus sonhos.
Há milhões de pessoas a pescar neste momento. Eu podia ser uma delas, mas estou aqui, a dar aos dedos para vocês.

Escrevo sobre pesca. 
Escrevo sobre temas que me dizem algo, de canas a anzóis, de carretos a jigs, de ondas a peixes. No fundo …sobre mar.
A intenção é a mesma de sempre: ajudar quem necessita de mais e melhor informação.
Há dois anos atrás, o Carlos Campos lançou-me o desafio de escrever algo sobre mar. E eu achei que faria sentido.
Hoje, tenho muito mais dúvidas que certezas sobre a utilidade de todo este trabalho. Será que vale a pena?
Foram dois anos de algum sacrifício. Posso assegurar-vos que por vezes deixei de ir pescar para poder garantir a publicação de um texto dia.




Resultado final disso: muitas centenas de textos, alguns milhares de fotos, algumas alegrias mas também muitas decepções. 
Explico-vos porquê: muitos dos leitores de hoje, serão os mesmos que adquiriam revistas de pesca há alguns anos. Essas pessoas esperavam ansiosamente, durante um mês, o dia de poderem comprar nas bancas a sua revista de pesca. Uma publicação que tratava de forma específica do seu hobby, da sua pesca, dos seus peixes.
Adquiriam revistas para ter informação, e pagavam por isso.
Eu tenho mais de 30 anos a escrever e sei que alguns dos artigos por mim escritos e aqui publicados, poderiam constar de qualquer dessas revista de pesca. Sei disso porque os editores fizeram o favor de publicar os meus textos durante todos esses anos. E continuam hoje a publicar, nomeadamente o "Noticias do Mar", jornal on-line dedicado a eventos marítimos.
Irei em breve iniciar a minha colaboração com uma prestigiada revista de pesca francesa. É mais uma a somar a outras publicações portuguesas com as quais colaborei, e colaboro, sempre numa base gratuita.
Sem falsos pretensiosismos, mas também sem falsas modéstias, penso que alguns dos artigos aqui publicados poderão por vezes ter atingido um razoável nível de qualidade. E muitos deles, quase todos,  foram absolutamente ignorados.
Eventualmente por excesso, por “fartura a mais”.
Hoje, essa informação passa gratuitamente nas redes sociais, nos blogues, e porque está sempre disponível, as pessoas desvalorizam.
Esquecem que já pagaram por aquilo que agora ignoram.


A eficácia das canas de jigging ligeiro é tremenda. São elásticos dos quais os peixes não conseguem libertar-se.


Aquilo a que assistimos hoje é a pessoas que querem saber todos os segredos da pesca muito depressa. A sociedade de consumo em que vivemos induz a uma leitura em diagonal, rápida de alguns segundos, e a descartar o que levou horas a produzir por alguém.
As pessoas não querem aprender, querem saber. Querem tudo no mesmo dia, sem passar pelas diferentes fases do conhecimento.
Eu escrevo para vos ajudar a pensar, para fazer o clic, não para dizer. Não para vos dizer tudo. Não é isso.
É preciso querer passar para o outro lado do saber, recolhendo informação, (eventualmente aqui no blog), mas testando-a a seguir, experimentando, arriscando fazer diferente.
É um processo moroso, que implica sacrifício e tempo.
Da mesma forma que a noite divide os dias a meio, entre o brilho da luz solar e o breu do escuro nocturno, também a boa informação cava um fosso entre os que sabem e os que nunca saberão. Mas pescar implica trabalho, implica testar ideias, ser criativo.
Por isso deixo pontas soltas, pontas por onde vocês podem pegar e desenvolver temas. Dou pistas, não dou conhecimento feito, embalado, fiambre fatiado, pronto a consumir.
Falo-vos de experiências, de momentos de pesca vividos por mim, querendo muito que vivam os vossos. O importante não é o que faço, mas o que vocês podem fazer!
Estou aqui, pronto para ajudar, mas não o farei indefinidamente nestes moldes. Não vou prolongar um trabalho árduo que iniciei há dois anos, e que me roubou muitas horas da minha vida, para quem nem se dá ao trabalho de colocar um like no fim de uma página.
É um segundo. E eu nunca escrevi um artigo para vocês ...num segundo.
Fiz o que fiz, com a qualidade que consegui, passando-vos em letras as imagens que os meus olhos viram, passando-vos o mar que soube aprender.
Passei-vos os meus dias bons e os meus dias maus. Passei-vos as noites frias e mal dormidas dentro do barco, o vento que me gelou os ossos no mar, as esperanças renovadas com que todas as madrugadas começam. Passei-vos o nascer do sol. 
Estive lá para obter conhecimento técnico e passei-vos isso. Fi-lo de forma gratuita, sem qualquer custo para quem lê.




Vou dar início a um sonho antigo, o de escrever um livro sobre pesca. Não um livro qualquer, não mais um livro, mas….O LIVRO.
Para isso preciso de tempo, e não vou poder publicar mais que dois artigos por semana.
Certamente entenderão a necessidade que sinto de ter tempo para mim.
O blog mantém-se vivo, aqueles que colocarem questões vão vê-las respondidas, sem dúvida, como sempre. A partir de hoje, o blog irá sair com textos, fotos e filmes, à razão de duas publicações semana, às terças e sextas.
O staff que edita e produz o blog peixepelobeicinho fez um incrível trabalho de remodelação, trabalhou num up-grade editorial que me enche de orgulho.
O blog está hoje mais bonito, mais funcional. Espero que gostem tanto quanto eu.
A responsabilidade dessa mudança é do Hugo Pimenta e significa muitas dezenas de horas de trabalho.
Chego a convencer-me que a paciência de quem faz o favor de me ajudar nestas coisas da pesca é ilimitada. Um beijo à minha mulher, que acorda quase todos os dias da semana às seis da manhã, numa missão de enorme sacrifício, para que eu possa chegar à pesca a tempo de fazer o crepúsculo diurno, um momento mágico para quem lança linhas à água.
Vocês não imaginam o trabalho e esforço que implica saber apenas um pouquinho mais de pesca...

Hoje é o meu dia de aguardar aquilo que vocês irão escrever para mim. Tentem fazer textos ao meu ritmo, escrevam um artigo por dia, durante dois anos. Talvez então entendam….
Meus amigos, vou passar a escrever menos e a pescar mais.



Vítor Ganchinho



😀 A sua opinião conta! Clique abaixo se gostou (ou não) deste artigo.

13 Comentários

  1. Luis Nascimento01 março, 2023

    Muito bom trabalho amigo Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Luis


      Vamos continuar a trabalhar no sentido de passar informação de qualidade, com interesse, e sobretudo que seja diferente daquilo que já foi feito.
      É minha convicção que há um espaço para algo mais que baldes de peixes e uma frase.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
  2. Pedro Evangelista01 março, 2023

    Sr. Vitor, muito obrigado pelas horas dedicadas a este blog. Estou-lhe muito grato pelo que tenho aprendido. Não só as horas que despendeu com o blog, como o tempo roubado com dezenas de e-mails. Muita saúde e espero ansiosamente pelo livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Pedro


      Vamos ter livro.

      De momento, o foco vai todo para uma ida a Angola, para pescar 8 dias a sério, mas quando voltar irei iniciar o processo.

      Boas pescas aí para o Algarve.


      Abraço
      Vitor

      Eliminar
  3. Boa tarde Vitor

    A resposta á questão da duvida é.... SIM VALE A PENA.
    Estou a trabalhar, a beber um chá após uma reanimação bem sucedida e a ler o artigo. Vale sempre a pena!
    Eu quero aprender e aprendo com o Vitor e toda a equipa do blogue, até nas fotos se aprende. Mesmo que não consiga colocar em prática muitas das coisas, devoro todos os artigos e volto a reler varias vezes muitos deles.
    Fico muito feliz por ter tomado a decisão de escrever o livro, se possível quero estar no lançamento, poder comprar, pedir um autografo a uma pessoa fantástica como o Vitor e um dia poder mostrar o livro aos meus filhos e dizer. Estão a ver... vale a pena ter sonhos e "lutar" por eles, seja a escrever, partilhar conhecimentos, ou simplesmente aprender como eu, 5 minutos por dia e ser aprendiz de pescador em busca de um sonho, aquele peixe ou aquela lula que dá taquicardia .


    Grande Abraço Vitor

    Extensivo ao Hugo e todos os que fazem parte deste blogue




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António Lopes


      Em nome de toda a equipa do blog, agradeço as palavras de incentivo.

      Vamos continuar a publicar, até porque, como costumo dizer, o mar é muto grande, tem sempre muito para contar.

      Meta o barco aí em Peniche, porque há muito peixe na costa.


      Abraço
      Vitor

      Eliminar
  4. Fernando Santos01 março, 2023

    Olá Sr Vitor !

    Muito obrigado pela dedicação em transmitir o seu conhecimento. Isso não tem preço.
    O blog é e sempre será uma referência em termos de pesca em Portugal, os números de visualizações falam por si. É um caso de sucesso.
    Que venha agora esse livro. Conto estar no lançamento pra ver se tenho a sorte de adquirir um autografado :)
    Um grande abraço a toda a equipa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fernando Santos


      O meu amigo ainda está a pensar como foi que o "pargalhão" foi embora, é isso?!
      Era um bicho e peras, com força!....
      Os bons são esses, são os que nos rompem as linhas, que desferram, que nos atormentam as noites sem sono.

      Vamos fazer melhor da próxima vez.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
  5. Helder Marques02 março, 2023

    Obrigado por toda a informação e conhecimento que partilhou , conhecimento esse que irá permanecer sempre disponível no blog, e apesar de só o ter descoberto a pouco mais de um ano, devo ao Vítor o facto de as suas palavras terem feito com que olhe agora com uma outra perspectiva para a pesca,
    muinto além do prazer de relaxar e do contacto com a natureza,apesar de com 47 anos e de pescar desde os 9 na ria de Aveiro e praia circundantes só a pouco mais de um ano comecei a gatinhar neste novo mundo em que a compreensão comportamental da espécies, movimentos de marés, etc faz com que defina um objetivo para a minha jornada de pesca e o consiga atingir, e,quando não, posteriormente nas minhas reflexões consigo identificar o erro e corrigir o mesmo.
    E isso graças a Si Vítor e a toda a equipa que com todo e esforço é dedicação fez e fará com que se mude a consciência e a forma de encarar a pesca de forma sustentável, é isso é louvável.
    Agora irei aguardar pelo livro reler os artigos do blog sempre que tenha alguma dúvida.
    Desejo de saúde e muito sucesso e muinto obrigado por tudo que faz pela pesca e pescadores em Portugal.

    Grande abraço
    Helder Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Helder Marques


      Fico muito feliz pelo seu comentário.

      Em meu nome pessoal e também em nome de toda a equipa que faz o blog, o nosso muito obrigado!!

      Vai ter em breve um artigo de que muito me orgulho, o meu encontro no Japão com o sr Norihiro Sato, o inventor do slow-jigging.

      Por vezes há momentos que marcam, há algo que acontece e que de repente faz com que tudo pareça ter sentido. O seu comentário troxe isso ao blog.


      Mais uma vez, muito obrigado!

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
  6. Excelente trabalho Vitor e, entre muitos outros, muito bom este artigo que agora comento. De facto o Pessoal não está para se chatear muito, nem sequer para dizer que gostou, principalmente muitos dos que se acham "campeões" e ficam meio azedos quando, ao verem o que outros até sabem, e para isso trabalharam, está muito para além da sua "campionite aguda" ou da sua vontade de serem protagonistas à pressa. Mais azedos ainda quando as "fórmulas secretas" para o sucesso aparecem disfarçadas, nas entrelinhas de quem sabe pescar e escrever, e difíceis de entender para quem quer tudo de mão beijada, gastando o mínimo de tempo possível, ou nem o querendo gastar.

    Muito bom

    Obrigado

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde amigo!


      Fico muito feliz por saber que também passas por aqui pelo blog.
      Quando uma pessoa tão conhecedora, com tantos anos de mar e com tantas provas dadas nos dirige umas palavras, devemos escutar com atenção e aprender.
      És um dos nossos valores seguros, tens em ti conhecimentos que dão para um livro...grosso.

      Tenho de te agradecer este comentário e dizer-te que não podia estar mais de acordo.
      É uma pena que a pesca não possa ser mais partilhada, que não exista um espirito de grupo, de classe, algo que possa ajudar aqueles que hoje dão os primeiros passos.

      O teu caso é algo raro, porque sei que passas a quem te procura muito daquilo que sabes.
      Quando ajudamos alguém, não ficamos mais pobres, não deixamos de saber aquilo que sabemos. Pelo contrário, ao darmos conhecimento a alguém acabamos por, de alguma forma, alinhar as nossas próprias ideias.

      O blog vai continuar, embora em moldes diferentes.
      O tempo extra vai permitir-me ser melhor, vou conseguir ir mais ao detalhe.

      Convido-te a ler o artigo de amanhã. Não é um artigo técnico, mas tens lá algo que te vai fazer pensar.
      E para quem gosta de ver os bonecos e ler apenas as legendas, também lá estão uns filmes.

      Ernesto, obrigado pelo teu comentário!!


      Abraço
      Vitor






      Eliminar
  7. A leitura do artigo de amanhã está "comprada".

    Quanto aos conhecimentos que cada um possa ter, serão sempre uma gota de água no oceano da pesca e só a frequência de pesca pensada e os erros cometidos e corrigidos poderão aumentar a tal gota.

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال