WORKSHOP GO FISHING 24.06.23

Reunir pessoas para falar sobre pesca, num dia de sol brilhante sem vento, daqueles dias em que nem uma brisa sopra, será tudo menos fácil.
O dia 24.06.23 foi de facto um incrível dia de mar, com águas muito calmas, ausência total de vento, a permitir pescas profundas sem qualquer limitação.
O azul límpido do mar permitiu, entre outras coisas, detectar visualmente cardumes de peixe a profundidades verticais superiores a 15 metros, o que ajuda sobremaneira quem faz pescas superficiais, spinning, LRF, jigging ligeiro, por exemplo.
Eu próprio tive oportunidade de sair ao mar sábado de manhã e encontrei à vista desarmada lirios, robalos, sargos, por conta da visibilidade extrema que se fez notar.
Este fenómeno nada tem de estranho, apenas decorre do facto de a lua ser pequena, logo com pouca amplitude de maré, sem vento, e de nos últimos tempos não ter havido ocorrência de chuva.
Soma a persistente entrada de vento de suoeste, a empurrar dessa forma as águas para cima, para norte, trazendo consigo enormes massas de água limpa, sem sedimentos dos rios, o Tejo e o Sado.
Tudo isto proporcionou excelentes condições para a pesca com artificiais, quer spinning quer jigging, em águas lusas. Dia bom para ficar por lá mais algumas horas...
Mas compromissos são compromissos, e à hora marcada, as pessoas estavam nos seus postos, sentadas e prontas para ouvir falar sobre peixes, mar, linhas, jigs e anzóis.
E eu estava à sua frente.




Agradeço aos meus colegas, a todos os que permitiram que este encontro fosse mais um êxito, e que enumero a seguir:
Pedro Rosa, Hugo Pimenta, António Marques, Carlos Campos. O blog é feito por todas estas pessoas, cada um na sua especialidade.
Tivemos ainda a presença do meu grande amigo Gustavo Garcia, pessoa a quem a GO Fishing muito deve e que, pese os seus avançados anos de vida, não deixa de querer estar presente e ajudar naquilo que pode.
A equipa do blog fez um excelente trabalho. Mais uma vez me deram a oportunidade de me concentrar apenas na tarefa de passar informação a quem a pretende, ou seja, na verdade, a parte mais fácil.
Nunca será difícil falar sobre mar e pesca para uma plateia interessada e atenta.


Tudo preparado na GO Fishing Almada para receber quem gosta de saber um pouco mais...


A promessa foi antecipadamente feita: teríamos uma bomba para largar no fim. E tivemo-la.
Um filme a versar a captura de um mero de 15.1kgs, mediante a utilização de equipamento ultra ligeiro, algo que, em termos teóricos, nunca poderia ter acontecido!
Vai sair aqui neste espaço um artigo detalhando a captura, um filme com essa façanha, bem como os equipamentos utilizados.
Fica o registo desse feito, algo que poderá ser inédito no nosso país se considerarmos que não são peixes frequentemente pescados, são algo raros, e muito menos recorrendo a linhas tão finas.
Dou-vos os detalhes técnicos: cana Daiwa com peso de 95 gramas, carreto Tailwalk Elan equipado com linha Daiwa Saltiga PE 1,2, leader fluorocarbono Varivas Ti titânio diâmetro 0.33mm (!) e ainda um clip rápido da marca Smith, tamanho 1, ou seja, com uma resistência teórica inferior ao peso do próprio peixe. Peixe esse que seguramente terá feito força e pressão bem acima daquilo que o seu peso indica.
Vão ter oportunidade de ver esse filme em breve, aqui no blog, num artigo dedicado ao tema.


Foram analisadas em detalhe algumas capturas de peixes feitos com técnicas muito ligeiras.


Voltámos a ver de novo um dos maiores ícones da pesca ligeira europeia, a captura de um pargo de 9.6 kgs pelo nosso amigo Raúl Gil Durá, de Valência.
Um peixe desta envergadura feito com uma linha tão fina quanto um PE 0.2, com resistência máxima de 1.8 kgs, com um leader de nylon em 0.20mm, jig de 5 gramas equipado com um triplo, é uma raridade e uma aparente impossibilidade física. Apenas tornada possível por se tratar de um dos melhores pescadores europeus da actualidade.
Só alguém com as mãos e a técnica apurada do Raúl poderia conseguir tal feito!

Perto deste acontecimento insólito, indiscutivelmente uma pesca de alto nível, o pargo de 11 kgs que apresentei aos meus convidados presentes acaba por não ser nada.
Desde logo porque a linha por mim utilizada, sendo fina (PE 0.6) e o leader de 0.33mm, estão bem longe dos valores ínfimos com que o pargo do Raúl foi capturado.
O meu grande amigo valenciano, discípulo de outro tremendo pescador espanhol, Antonio Pradillo, (vejam vídeos dele no Youtube e entendem….) é alguém a quem as marcas recorrem para obter dados técnicos. O Raúl sabe mesmo muito de pesca….é alguém que puxa aos limites os equipamentos mais finos, consegue proezas notáveis.
Vale a pena estar com ele e estou a trabalhar no assunto. Vamos tê-lo em breve, nas instalações da GO Fishing em Almada, e todos vós vão poder colocar-lhe as questões que entendam.




O jig de 30 gramas com que este pargo foi pescado foi este:




O peixe em si é bom mas não é estrondoso, mas a linha multifilamento com que o pesquei, PE 0.6, essa sim, torna-o um acontecimento raro.


Para todos aqueles que não puderam estar connosco no dia 24.06.23, não deixam de ter aqui a possibilidade de visualizar parte daquilo que foi passado a quem sacrificou parte da sua jornada de pesca:

Clique na imagem para visualizar e na rodinha das definições para melhorar a qualidade.


Sobre este encontro, e em resumo, foram 3 horas de animada cavaqueira, pescou-se muito e bem, e o tempo….voou. Foi rápido demais.
Valeu a pena!
Vamos organizar algo durante o mês de Julho, porventura na última semana. O aviso será dado aqui no blog.



Vítor Ganchinho



😀 A sua opinião conta! Clique abaixo se gostou (ou não) deste artigo e deixe o seu comentário.

Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال