VISIBILIDADE DAS LIHAS - O FLUOROCARBONO É UM MITO?

Há pessoas que ainda enchem os carretos com fio de nylon.
Não acho estranho já que a minha mãe, que tem quase 94 anos, ainda usa placa de dentes em vez de implantes dentários….
Tudo tem o seu tempo, tudo tem um enquadramento lógico de acordo com aquilo que as pessoas sabem fazer, o que conhecem, aquilo que é “do seu tempo”...
O carreto que vos passo abaixo pode não reunir hoje demasiados adeptos pescadores mas já foi tido como sendo uma bomba!


A linha que este carreto contém será tão velha quanto a máquina em si.
Há uma probabilidade, mesmo que algo remota mas ainda assim diferente de zero, de vocês concordarem comigo: não é com este equipamento que queremos ir pescar aos robalos.
Devo dizer-vos que, em termos de actualização, muita gente continua ainda hoje neste nível de apetrechos.
É verdade que o dinheiro não abunda, que tem de se fazer uma utilização racional do salário, mas há pessoas que esticam ao limite a “forretice” de nada investirem em pesca.
Muitas dessas pessoas são fumadores e gastam mais de seis euros dia em tabaco. São 2.190 euros /ano a estragar a saúde.
Com esse valor, ficariam equipados com material topo de gama, qualquer que fosse a modalidade de pesca escolhida. Mas quando se trata de adquirir material de pesca, são os 40 a 50 euros anuais e ponto final.
Afinal de contas, e porque não o levamos para o caixão, o dinheiro serve-nos para quê? Que quantidade teremos de ter na carteira para nos sentirmos confortáveis?
Provavelmente nunca ninguém terá o suficiente. Porque dinheiro é apenas um número, e os números já se sabe, …são infinitos. E, assim sendo, nunca teremos um infinito suficiente.
Enfim, se sobrar algo depois dos cafés e do tabaco, pois que se compre …linha multifilamento e fluorocarbono para a baixada. Isso sim.

Hoje em dia, o multi filamento é a regra geral.

Falemos de linhas actuais.
Hoje em dia, as razões para utilizarmos linhas de nylon no carreto serão poucas, a não ser que a disponibilidade finaceira não permita mais.
A memória, essas irritantes espiriais que nos aborrecem, a alta elasticidade que tanto nos rouba o contacto directo com o peixe, e sua consequente falta de sensibilidade, tudo isso desaconselha a opção por tal produto.
A opção de carreto é, até ver, o multifilamento e esse pode e deve ser muito bem escolhido antes da compra. A GO Fishing Portugal dá aconselhamento técnico para que não se compre para …”experimentar”.
É importante definir o correcto tipo de multifilamento para a utilização pretendida, bem como o seu diâmetro, cobertura silicone, comprimento total da bobine, etc, etc.


Mas o tema de hoje é o fluorocarbono e por isso vamos deixar a linha de carreto e apontar directo ao que interessa: a baixada.
Chamem-lhe chicote, leader, baixada, aquilo que quiserem, mas façam-na em fluorocarbono. A visibilidade dentro de água é reduzida, a resistência à abrasão muito superior, a elasticidade muito menor que no nylon, e isso conta.
Com o natural receio de que alguém possa não conseguir entender a mensagem, (estou disponível para ajudar, caso façam o contacto com a GO Fishing em Almada, telef: 212742292, ou enviem um e-mail, almada@gofishing.pt ), aqui vos passo uma bateria de testes que pode elucidar algo. O tema é a visibilidade e vocês podem aquilatar da importância da boa escolha neste vídeo que está muito bem feito.

Clique na imagem para visualizar e na rodinha das definições para melhorar a qualidade.


Vamos em 2027 deixar de poder contar com o fluorocarbono que hoje temos, mas vamos passar a ter um outro, o qual encaixa dentro das mesmas características.
Oportunamente voltarei a este assunto, até porque ele vai movimentar rios de tinta durante os próximos anos.
Não esqueçam, as linhas são de facto importantes, ou não fossem elas que nos ligam ao peixe.

Estiquem as linhas.
Desejo-vos para este período do ano tão promissor …boas pescas de primavera!


Vítor Ganchinho


😀 A sua opinião conta! Clique abaixo se gostou (ou não) deste artigo e deixe o seu comentário.

Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال