AMAZÓNIA - O QUE SOMOS NÓS SE NÃO AQUILO QUE VIVEMOS? O QUE HÁ PARA ALÉM DISSO?... - CAP II

Quando conseguimos um tucunaré de bom tamanho o corpo foge-nos do chão de tanta felicidade.
É francamente difícil pescar um se as condições do rio estiverem ruins. E estavam, com muita água, muitas possibilidades de os peixes escolherem esconderijos inexpugnáveis.
Eles adentram os escolhos, as árvores caídas, os ramos tombados, e a partir daí é difícil conseguir fazer um lançamento que resulte. 
Por vezes, a distância que vai da água aberta onde podemos fazer cair a nossa amostra e o sítio onde estão entrincheirados no meio dos arbustos é superior a 50 metros. Ouvimo-los bater, deslocar água, e isso é tudo.
Lá dentro da sua fortaleza eles são reis e senhores do seu tempo. 
Só saem quando querem, para comer, se quiserem sair.

O tucunaré, um peixe forte, mítico, cujo recorde mundial está em 94 cm. Recorde que já foi igualado num remoto rio da Venezuela, mas não batido.

Porque se trata de um peixe raro, não é suposto que se faça captura com morte.
Os recordes são filmados com o peixe aplicado sobre uma régua oficial, o que ninguém dispensa nesta zona.
As possibilidades de recorde mundial, quando se trata de um peixe sistematicamente libertado, existem sempre.
Já quanto ao material utilizado, esse é sempre forte e se preciso... feio.
Basta dizer-vos que este ambicionado troféu vive em rios algo estreitos ou lagoas amplas, mas sempre debaixo de árvores, troncos caídos, galhadas mortas e escolhos trazidos pela corrente, os quais tornam a sua captura “quase” impossível.
Literalmente, aquilo que fazemos é arrancar o peixe do seu habitat, à força, lançando uma amostra, equipada com “garateias” (triplos) ultra reforçadas, com arame grosso que aguenta as investidas fortes do peixe, e ter fé que a besta não rompa linhas multi PE 4, e líder fluorocarbono de 60 libras.
Para que tenham uma ideia do quanto este equipamento é forte, digo-vos que com muito menos o meu amigo Luís Ramos faz garoupas com 50 kgs em Angola.
Verdade que as condições são totalmente dispares, águas profundas abertas versus árvores tombadas e escolhos e mas ainda assim não deixa de ser assombroso que um peixe destes se defenda com tamanha tenacidade. São fortes!

É aqui que se escondem os tucunarés. Por vezes chega a ser impossível conseguir pescar um...

Clique na imagem para visualizar e na rodinha das definições para melhorar a qualidade.

Existem verdadeiros especialistas na pesca deste tal de tucunaré, gente que nem quer outra coisa, e gasta fortunas na mira do sonhado recorde. Por mim, valem bem a pena, o peixe é fantástico!

Falamos sempre de uns milhares de euros em logística, esses são sempre garantidos, mas não termina aí.
O equipamento especifico para este peixe é caro por ter de ser muito bom. Zero possibilidades de sucesso com material para “desenrascar”. Mais vale nem ir…

A talho de foice digo-vos que os guias que saem conosco nos pequenos barcos em que é feita esta pesca, (para além daquilo que se paga pela estadia no rio a bordo do barco hotel), pressupõem uma gratificação que varia em função da qualidade dos peixes conseguidos.
Um recorde mundial é caso para uma gorjeta de muitos euros, e muita publicidade à empresa e pessoa que ajudou com a sua mestria a conseguir o peixe.

A viagem é feita através de voos sucessivos, até Barcelos/ Manaus. A partir daí entramos num barco/ hotel, que nos leva rio acima até onde for possível. São dias e dias a navegar rio acima, dia e noite.
Vejam o barco: 


Os barqueiros (ditos ...piloteiros) são contratados por serem gente da zona, também eles pescadores, e saberem muito do rio. Conhecem-no como a palma das suas mãos e isso faz-nos falta a cada instante. 

Não lhes basta conduzir o barco e serem atenciosos com os passageiros. Isso eles fazem de olhos fechados, e quanto a simpatia devo dizer que é gente boa, bom coração, muito simples, mas de uma tenacidade e capacidade de trabalho acima do normal. 
Eles devem, para além de tudo o resto, ser capazes de identificar os spots com mais probabilidades de conseguir um “75”, um “82”, forma de definição do peixe em centímetros.
Porque os peixes não são pesados, aquilo que verdadeiramente conta é o seu comprimento.
A diferença entre um peixe com 78 cm e de um 81 cm pode ser na ordem dos quilos de peso.
Por cada centímetro eles alargam, ficam mais encorpados, mais altos, mais fortes. Sempre um caso evidente de…”size matters”...

Todos os dias chegam e partem pescadores de todo o mundo a Manaus / Barcelos, para pescar este peixe.

A agressividade deste peixe é proverbial, conhecida pelos pescadores de todo o mundo, e leva-o a atacar amostras com um ímpeto que nos deixa sem ar nos pulmões.
Uma picada repentina deste peixe é um choque eléctrico, uma violência, uma brutalidade, algo a pedir um coração forte.
Imaginem um repentino ataque de um peixe destes com 8 ou 10 kgs de peso…a uma amostra de superfície. Arrasa! Um autêntico ataque cardíaco!

Incrível peixe, este tucunaré!! Forte...


Ao longo dos próximos dias iremos fazer uma publicação diária, focando aspectos relativos ao equipamento, técnica de pesca, spots de pesca, alimentação, cuidados médicos, etc. Vamos também explicar como ir e quem contactar. 

Há mesmo que ir lá e experimentar este peixe único.
Afinal de contas, o que somos nós se não aquilo que vivemos? O que há para além disso?...


Vítor Ganchinho


😀 A sua opinião conta! Clique abaixo se gostou (ou não) deste artigo e deixe o seu comentário.

2 Comentários

  1. Imagino o labirinto desse rio..eu nunca mais dava com o caminho de volta 😂. Mas é um ambiente fantástico para pescar amigo! E o Vítor tem o dom de nos fazer viajar um pouco pelo mundo com as suas aventuras! Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís, eu a dada altura falo nisso: no quanto é labiríntico aquele emaranhado de corredores de água, de faixas de terra, de lagoas. Em alguns sítios tivemos de arrastar o barco para passar, noutros foi necessário cortar troncos para chegar aos sítios onde era pressuposto estar um peixe.
      Bem sei que isto é totalmente diferente da pesca ao sargo com boia, mas acho que ninguém perde por ver os vídeos e ficar com uma ideia das razões que levam pessoas a gastar acima de 20.000 euros para conseguir um peixe destes....

      A seguir, sem dúvida!

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال