PESCAR CAVALAS PARA ISCA - ESPECIAL ANTÓNIO LOPES!

Este é um tema suscitado pelo nosso leitor e colega de pesca António Lopes, pelo que vai com dedicatória para ele.
António, com os nossos desejos de que não tenha nunca mais de pagar fortunas pelos iscos com que vai pescar!

Já aqui foi referida a rapidez, comodidade e facilidade de obtenção de isca no próprio local de pesca.
Liberta-nos de perdas de tempo no dia anterior à nossa saída de mar, de eventuais impossibilidades de encontrarmos nas lojas iscos suficientemente bons e frescos, e ainda de termos de pagar por eles.
Aos dias de hoje, é um absurdo aquilo que se pede por meia dúzia de minhocas, de casulos, seja do que for. Com a agravante de sabermos estar a ser enganados, mas não termos alternativas senão pagar aquilo que nos pedem.
Pois a alternativa existe e está à mão de cada um de nós: capturarmos no local de pesca aquilo que existe sempre em grande quantidade.
As cavalas são um isco universal, todos os peixes as comem, e estão em todo o lado. É mais fácil perguntar onde não estão….
Passo-vos hoje um curto vídeo, em que pesco algumas antes de dar início a uma saída de pesca aos safios.
Por força da enorme arribada de polvos que vivemos este ano, os seus “companheiros de estrada”, os safios, encostaram aos pesqueiros mais baixos e encheram os buracos. E bem grandes apareceram este ano!
O processo é simples, é rotineiro, e também conhecido: quando os primeiros sinais de Outono chegam, o arrefecimento nocturno, alguns ventos e sobretudo as primeiras chuvas, os safios iniciam a sua aproximação à costa.
Antecedem em algumas semanas uma outra migração, que sabem acontecer sempre, e que os vai deixar bem alimentados para algum tempo: a grande entrada dos polvos, para reprodução.
A migração destes é algo que não deixa de me espantar, pela sua precisão, (acontece logo a seguir a um grande temporal, sem falhas!), e o seu sucesso depende enormemente das condições de tempo que as fêmeas venham a ter durante o tempo de postura e protecção dos óvulos.
É inglório que as mães polvos, depois de enfrentarem tantos perigos, acabem por perder a razão da sua migração, e a sua vida, para nada.
Posso contar-vos como o processo decorre, caso manifestem interesse, num próximo artigo, já que hoje o âmbito é outro.

Hoje falamos de cavalas, esse tremendo isco!




Procuramo-las naquela faixa de água onde podem estar sem arriscar demasiado a pele: os 20/ 25 metros de profundidade, logo próximo da costa.
Vão aparecer-nos na sonda como pontos separados, no caso de o cardume ser “ralo”, com poucos indivíduos, ou em formato “fita” no caso de termos um cardume compacto.
Para poderem detectar as cavalas, queiram saber que normalmente os seus cardumes se deslocam em “tubos”, constituídos por muitos milhares de peixes, numa faixa horizontal que costuma privilegiar os primeiros 10 a 15 metros de água a contar da superfície.
No caso de encontrarmos carapaus, os seus cardumes adoptam uma postura diferente no cardume, originando “bolas” de isco que surgem mais curtas e altas na sonda. E quase sempre mais próximo do fundo.

As cavalas, aquilo que nos interessa para isco, a esta profundidade de 20 a 25 metros, já não estão em seco, já têm água debaixo que lhes dá para escapar de alguns perigos, e não estão tão longe da costa que não a possam procurar em caso de “visita” dos seus predadores naturais, os golfinhos, atuns, tintureiras, etc.
Nunca esquecer que os inimigos destes peixes pasto não são apenas todos os que se alimentam delas a surgir do fundo... a esquadrilha aérea dos patolas, gaivotas, também as ataca e por isso não podem estar tão encostadas à costa que não tenham também alguma água debaixo...
Na verdade, estes peixinhos levam uma vida de canseiras, de fugas a perigos, e nunca estão bem. Ou são os robalos encostados a terra, ou são os atuns mais ao largo, há sempre alguém à procura de cavalas.
Defendem-se como podem, e isso significa reproduzir de forma massiva. São muito bem sucedidas em termos reprodutivos e só isso explica que possam continuar a existir não obstante a insuportável pressão que sofrem por parte de todos os seus predadores naturais e ainda de um outro, o pior de todos: o homem.
Tenho visto capturas de rede em que são devastados cardumes com muitos milhares de indivíduos, e tudo isto para... ração para animais. Toneladas de peixes, arrojadas num só lance.
Ficarão sempre algumas e é com essas que trabalhamos. Vamos ver como se pescam de forma fácil:


Clique na imagem para visualizar e na rodinha das definições para melhorar a qualidade


Esta é uma pesca que podemos perfeitamente deixar nas mãos dos nossos filhos, as crianças vibram imenso com as capturas de cavalas com jigs.
É mesmo um trabalho de e para crianças, feito em minutos, que as minhas filhas não dispensam. De quando em quando encho o barco com elas e miúdos amigos delas e levo-os a pescar …cavalas. É sucesso garantido!





Na circunstância utilizei aqui um carreto Daiwa Saltiga Bay Jigging, e uma cana Xesta, um “elástico” que me serve e de que maneira para arrojar peixes grandes.
A uma maior dificuldade em ferrar, (as canas duras ferram melhor) corresponde no entanto uma quase impossibilidade de fuga após cravagem do anzol. Porque é uma cana muito elástica, muito suave, depois de o peixe estar preso na amostra, é mesmo muito difícil que venha a soltar-se. Acompanha os tirões dos peixes de tal forma que podemos considerar um peixe ferrado um peixe capturado.
As canas duras, cravando melhor, suscitam no entanto muito mais perdas de peixes, por estes rasgarem a boca, ou até partirem as linhas.
A cada um a sua preferência.
Podem complementar esta leitura com um artigo saído há dias, em que explicava como cortar os filetes de cavala para isca (Clique AQUI para reler).

Boas pescas!



Vítor Ganchinho



9 Comentários

  1. António Lopes29 outubro, 2022

    Muito obrigado 🙏 Assim só não se arranja isco se não se for ao mar. Excelente a explicação de como aparecem na sonda e em que quotas, para um aprendiz como eu, fiquei deliciado a ler o artigo. Mais uma vez muito obrigado pelas partilhas de conhecimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia António Lopes

      De facto é muito fácil. Em condições normais, bastam cerca de 10 minutos para ficar com uma
      remessa de cavalas suficiente para iscar um dia inteiro. A maior vantagem é que elas estão no local onde quiser pescar. E sempre...."fresquinhas" até não poder ser mais.
      Caso tenha mais dúvidas, e desde que eu possa ajudar, pode contar comigo.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
  2. António Lopes29 outubro, 2022

    A ver o vídeo parece simples 😁. Qual o jig que utiliza mais para a pesca cavala?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto é mesmo simples. E eu estava a pescar com uma cana a que chamo de "elástico"...uma cana que ferra pior, mas que nunca deixa fugir peixes, depois de ferrados.
      Com uma cana mais rija o processo é mais rápido. Alguns dos toques que vê falhar corresponderam a cavalas que picaram e que eu não consegui cravar.
      Mas faz parte. Na verdade o processo é muito simples: descobrir os cardumes ( estão em todo o lado...), e lançar o jig. Picam sempre.
      O jig, se elas estiverem mais acima, até pode ter 5 gramas, ( terá de ter linhas finas no carreto e no chicote), mas se estão aos 10 metros, e para não perder tempo, utilize 12 a 20 gramas. Dá mais despacho.
      Vou tentar passar aqui a foto de um desses jigs. A GO Fishing tem uma infinidade deles que podem ser utilizados, mas por uma questão de rotina, eu utilizo normalmente um jig da Xesta, com um pequeno triplo. Por vezes as lulas atacam-no e vem de lá uma surpresa de ...1 kg.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
    2. Veja este: Xesta After Burner Mini 5g - 71 RHBIW

      Esta é a versão certa, agora convém ter vários pesos, porque se elas estiverem mais fundas precisa de mais peso. Há 5/ 7/ 12 e 15 gramas.

      Se não conseguir encontrar na loja on-line diga que nós ajudamos.

      Abraço
      Vitor

      Eliminar
  3. António Lopes02 novembro, 2022

    Muito obrigado
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. António Lopes04 novembro, 2022

    Já vi e existem nos vários tamanhos, gostaria de encomendar também a linha adequada para o carreto e o chicote, qual aconselha? A cana e o carreto vão ter que ser os mesmos até ao natal (das varias que tenho, nenhuma se deve de adequar mas vou experimentar com Lurekiller Black rider LKBR-S63 ML (slow jigging), 1,91 m PE 0.8-2 JIG 40-150 gr :( . Se calhar não dá, mas não tenho nada de jigging sem ser isto e nunca foi usada. No natal queria dar-me uma prenda a mim próprio, depois se não se importar vou enviar-lhe um email :) . Gostava de comprar depois para LRF, tenho lido os artigos e acho que vou gostar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia António Lopes

      Tenho andado estes dias ao mar e por isso ainda não me tinha sentado ao computador.
      A sua cana é um pouco dura demais para este tipo de pesca, mas vai ter de servir. Por isso, adiante!

      Sobre as linhas, dou-lhe a minha opinião, que quer em termos de pescador quer de comprador de materiais de pesca, coincide:
      Linha multifilamento- Daiwa Morethan x8, +Si, 150 metros PE 1,2 20 libras.
      Custa 13.95€ ( menos de metade do preço normal de mercado!), e tem o código 4960652186735. Não creio que possa encontrar melhor relação qualidade preço.

      Uma linha de 20 libras com este diâmetro resolve-lhe uma data de questões ao momento tempo.

      Sobre o chicote:
      Varivas Hard Top, Fluor Carbon 2,5, diâmetro 0.26mm, o qual tem um preço de 8.89€ e tem o código 4513498063267.

      Eu posso pescar mais fino, mas tenho canas macias que me permitem isso. No seu caso este é o limite inferior.

      Estou disponível para ajudar naquilo que queira.


      Abraço!
      Vitor

      Eliminar
  5. António Lopes08 novembro, 2022

    Muito obrigado
    Hoje á noite já vou encomendar as linhas e os jigs para ver se vou experimentar.
    Muito obrigado pela sua disponibilidade.

    Abraço
    Antônio Lopes

    ResponderEliminar
Artigo Anterior Próximo Artigo

PUB

PUB

نموذج الاتصال